Seguindo os critérios já definidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) para aplicação da vacina contra Covid-19 em crianças, o governador Ronaldo Caiado reforçou, na manhã desta quinta-feira (13) que o estado recebe nesta madrugada, 44.300 doses para iniciar a vacinação pediátrica em crianças a partir de 11 anos.
O formato será decrescente até chegar em crianças com idade de 5 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) já divulgou o calendário de vacinação que começa a partir desta segunda-feira (17).
Goiás não seguirá com a determinação do Ministério da Saúde que defende começar a aplicação primeiramente em crianças com algum tipo de comorbidade e em seguida, partir para a faixa etária.
Em todo estado, a vacinação será realizada com a vacina da Pfizer, autorizada para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, levando em consideração que dosagem das crianças é menor que a dos adultos, mas tem a mesma eficácia, conforme demonstrado por estudos já publicados.
Leia também: