PUBLICIDADE

Enel investe 8 milhões em modernização de subestação em Valparaiso

Foto: Alex Malheiros

 A Enel Distribuição Goiás entregou nesta última quinta-feira (23/07), a ampliação e modernização da Subestação Pacaembu, no município de Valparaíso de Goiás. Com investimentos de R$ 8 milhões, a unidade recebeu novos equipamentos com tecnologia de última geração, substituindo aparelhos com a vida útil ultrapassada, que possibilitarão melhoras significativas no fornecimento de energia de 79 mil clientes de Valparaíso, Novo Gama e Luziânia. A entrega faz parte do compromisso da companhia em transformar a realidade da distribuição de energia elétrica no Estado de Goiás.

O diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, explica que também foram construídas quatro novas saídas para linhas de 13,8 kV, que são as redes que levam a energia da subestação para os clientes finais. “Essas novas saídas de linhas foram construídas com os melhores materiais disponíveis no mercado e ainda contam com equipamentos telecontrolados, que permitem manobras e recomposições à distância, em caso de falhas. Com elas, nós conseguiremos levar mais energia para mais clientes dessa região, possibilitando o atendimento a cada vez mais clientes”, completa.

PUBLICIDADE

Salas acrescenta que as melhorias na Subestação Pacaembu também incluem a instalação de dois bancos de capacitores, que fazem parte do acordo firmado com o governo estadual, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em agosto passado. “Esses equipamentos aliviam o sistema elétrico e melhoram a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias. Eles também ajudam a evitar oscilações nos níveis de tensão, mantendo o fator de potência dentro dos limites regulamentados pela Aneel”, ressalta.

Ainda de acordo com o diretor-presidente, a unidade recebeu novos equipamentos de supervisão, controle e proteção de toda a operação da subestação. “Esses novos equipamentos são telecontrolados, ou seja, podem ser comandados direto do nosso Centro de Operações, que fica em Goiânia. Dessa forma, conseguimos identificar falhas de forma mais assertiva, porque não há a necessidade de um técnico se deslocar ao local, o que possibilita ações de recomposição muito mais rápidas”, explica.

PUBLICIDADE

As obras incluem, ainda, o seccionamento da Linha de Distribuição de Alta Tensão Brasília Sul – Marajoara, na Subestação Pacaembu, com conclusão prevista para o próximo mês de setembro. Isso significa que a unidade passará a ter duas fontes de abastecimento de energia, ou seja, em caso de falha em uma das linhas, a outra estará disponível para que sejam feitas manobras de recomposição, evitando faltas de energia para os clientes da região.

Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investindo fortemente na construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Até junho deste ano, já foram entregues seis novas unidades e ampliadas e modernizadas outras 82, beneficiando quase 2 milhões de clientes goianos. “O nosso planejamento para 2020 é ainda mais grandioso. Somente nesse primeiro semestre já concluímos melhorias em 38 subestações, trazendo mais qualidade na energia para 755 mil clientes”, acrescenta Salas. O diretor-presidente ressalta, ainda, que a companhia segue com obras em ritmo acelerado em todas as regiões goianas e até o fim deste ano. A previsão é de que sejam entregues outras seis novas subestações e modernizadas e ampliadas outras 83, beneficiando mais 1,3 milhão de clientes no Estado de Goiás.

PUBLICIDADE
Domingos Ketelbey: