Destaques • atualizado em 03/07/2020 às 19:22

Em pronunciamento, Iris Rezende pede colaboração a goianienses para aderirem isolamento social

Em pronunciamento, Iris Rezende fala que situações difíceis, exigem medidas difíceis.
Em pronunciamento, Iris Rezende fala que situações difíceis, exigem medidas difíceis.

O prefeito Iris Rezende decidiu fazer um pronunciamento publicado nesta sexta-feira (03/07) aos goianienses. Ele reconhece as dificuldades enfrentadas pelos moradores e segmentos econômicos da capital e apela união de todos para superar a pandemia do novo coronavírus. “Vivemos um momento desafiador. Todos hoje estamos preocupados com nossos familiares e pessoas queridas e muitos vivem um dilema duro entre querer se proteger, de um lado e, de outro, precisar trabalhar para dar sustento à sua família. Esses desafios, mais do que nunca, exigem espírito de união, pensar no próximo e que cada um faça a sua parte”, pontuou.

Iris lembrou que em situações difíceis, medidas difíceis são também necessárias. A equipe da prefeitura, no entanto, têm trabalhado em busca de soluções para conter a Covid-19 e buscar equilíbrio entre a preservação da saúde e também da economia na capital goiana.

Mesmo antes do registro de casos de coronavírus em Goiânia, o gestor municipal já havia tomado as primeiras medidas de contingenciamento para enfrentamento da pandemia, como a estruturação das unidades de saúde e o treinamento de equipes ligadas a área de saúde para atendimentos aos casos de Covid-19 na capital.

Ao registro dos primeiros casos, em 13 de março, o prefeito Iris Rezende editou decreto declarando Goiânia em situação de emergência em saúde pública e criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE). De lá prá cá, outros atos administrativos vieram, como o que criou o Gabinete de Gestão de Crise Covid-19, organismo instituído para discutir e decidir sobre as ações do executivo no enfrentamento à pandemia, e a instituição de uma Central de Fiscalização Covid-19, que deu mais autonomia às equipes do município que fiscalizam o cumprimento das determinações do executivo.

“Desde o primeiro caso de Coronavírus notificado em Goiânia, estamos debruçados na busca por soluções equilibradas e cautelosas. Implantamos todos os protocolos de Saúde na cidade, visando a segurança da população.  E não paramos de trabalhar por um segundo sequer”, garante.

Leia Também

Iris Rezende ressalta, também, os esforços na área da saúde para garantir atendimento a todos que necessitam e lembra que em Goiânia ninguém deixou de ser atendido por falta de vagas no sistema público de saúde. Logo no início da pandemia, o prefeito determinou que a Maternidade Célia Câmara, localizada na região Oeste da cidade e que estava pronta para ser inaugurada, fosse transformada em hospital de campanha, disponibilizando de imediato 40 leitos de UTI e 10 de enfermarias exclusivamente para tratamento da Covid-19.

“Direcionamos uma grande maternidade, que estava pronta para ser inaugurada, para o tratamento de pacientes com Covid-19, implantamos mais de 300 leitos de UTI e enfermaria, contratamos novos médicos, capacitamos nossos profissionais, e não vamos parar. A prefeitura de Goiânia segue firme em busca do melhor para os nossos moradores”, reafirma.

Iris ressalta que entende as complicações dadas ao contexto da pandemia em cada lar. O prefeito cita a “agonia” das famílias, porém, diz que tem agido “para que o retorno [do comércio] se dê no menor tempo possível”.

“Entendemos a agonia de cada pai, cada mãe de família, que estão com medo da pandemia, mas também têm medo de não conseguir garantir o sustento dentro de casa. Estamos agindo para que o retorno se dê no menor tempo possível. Mas, para isso, contamos com a sua colaboração. Se puder, fique em casa. Se tiver que sair, não deixe de usar a máscara. Siga todas as orientações de higiene. É um cuidado com você, com a sua família e com a nossa cidade”, pede o prefeito.


Leia mais sobre: Destaques / Goiânia / Notícias

Recomendado Para Você