PUBLICIDADE

Em entrega de viaduto, Rogério Cruz reforça compromisso em melhorar mobilidade da capital

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

O prefeito Rogério Cruz entregou, na tarde desta sexta-feira (27/05), o viaduto Lauro Belchior, conhecido como Viaduto da Enel. Esta é a segunda grande obra de infraestrutura inaugurada em maio, e 81% dela foi edificada na atual gestão. A estrutura leva o nome do médico e tenente-coronel da Polícia Militar falecido em 2019, em decorrência de um câncer. 

“Inauguramos esta obra com muita honradez e compromisso com o cidadão no sentido de otimizar a mobilidade e, consequentemente, sua qualidade de vida”, disse o prefeito. O viaduto faz a ligação do Setor Leste Universitário com o Jardim Novo Mundo, além de facilitar a conexão de mais de 30 bairros da Região Leste ao Centro da capital. Com fluxo liberado logo após a cerimônia de entrega, a estrutura vai desafogar o trânsito, com entradas pela Rua 117, no Setor Leste Universitário, e Avenida Ribeirão Preto, no Jardim Novo Mundo. 

PUBLICIDADE

O prefeito destacou que o viaduto atende a uma demanda antiga da região, uma vez que os bairros beneficiados pelo projeto não possuíam entradas viárias, exceto pelas Avenidas Anhanguera e Olinda. “Sabemos da importância de abrir novos acessos em uma cidade projetada para 50 mil habitantes e que, hoje, conta com uma população aproximada a 1,6 milhão, devido a um crescimento exponencial”, ressaltou. 

Cruz pontuou que a obra reduzirá pontos críticos de afunilamento no fluxo de veículos, como o acesso para a Avenida Anhanguera, a partir da Vila Morais. Segundo o prefeito da capital, após a inauguração, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) vão monitorar o fluxo de veículos pelo viaduto por meio de drones. “A estimativa inicial é de cerca de 2,5 mil veículos por dia, mas o monitoramento nos dará o fluxo real”, afirmou. 

PUBLICIDADE

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, pontuou que tal monitoramento tem o objetivo de buscar soluções de mobilidade, caso sejam necessárias. “Se houver movimento maior de carros, estudaremos, por exemplo, a possibilidade de alargar as vias que seguem pelo Jardim Novo Mundo para comportar o viaduto”, disse. 

Leia Também

Horácio frisou que esta é uma obra estruturante de grande importância para a região que, ao otimizar a ligação dos bairros para o centro, desafoga também outros pontos de confluência. “A tendência é que, com as obras finalizadas nestes pontos de conflito com rodovias, tenhamos maior fluidez, sem esquecer, claro, da acessibilidade dos pedestres, uma vez que a obra objetiva a mobilidade humana”, apontou.  

PUBLICIDADE

O secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, contextualizou a dimensão da obra ao explicar que qualquer interrupção de trânsito influenciaria o tráfego em um raio de 30 quilômetros. “O projeto é fundamental para o desenvolvimento da capital e tem efeito benéfico imediato pela funcionalidade”, pontuou. 

Apesar da dimensão da estrutura, Schmaltz destacou que esta foi “uma das obras mais sutis que já acompanhei e que, ao mesmo tempo, tem impacto significativo para a região”. 

Samuel Belchior, filho do homenageado, agradeceu o reconhecimento à figura do pai e, também, o empenho da gestão em concluir a obra. “Sabemos dos desafios até chegar ao momento de entrega, por isso, em nome da minha família aqui presente, agradeço por toda a consideração a nós e ao meu pai”. Ainda segundo Belchior, “meu pai se entregou à comunidade e esta obra representa o seu legado”. 

O secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, reafirmou a parceria em diversas frentes com a prefeitura, em especial, no transporte e mobilidade. “Juntos, faremos uma transformação no transporte público da capital, olhando de forma ampla para todos os modais e possibilitando a escolha do cidadão quanto ao seu meio de ir e vir”.

Categorias: Destaques Goiânia
Redação do Blog: