As inscrições do Enem 2023 podem ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho; saiba mais
O Edital do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi publicado na editoria do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8). O teste, que é a principal porta de entrada para o ensino superior, terá suas incrições abertas entre os dias 5 e 16 de junho e provas aplicadas em 5 e 12 de novembro. Acesse Edital do Enem 2023 aqui.
Vale lembrar que, durante o mês de abril, estudantes poderiam solicitar isenção do pagamento da taxa no Enem 2023. O resultado está disponível também a partir desta segunda-feira (8). Os resultados finais da isenção serão divulgados em 19 de maio. O valor da taxa de inscrição, porém, não foi informado, mas na edição de 2022 quem precisou pagar desembolsou R$ 85.
Quem for se inscrever neste ano, precisa fazer o cadastro no portal gov.br. Em seguida, devem preencher os dados solicitados na Página do Participante (site do Enem). Ainda no momento da inscrição para o Enem 2023, os alunos precisam sinalizar se precisam atendimento especializado.
Após feita a prova, as notas do Enem 2023 poderão ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos.
Leia Também
Provas Enem 2023
Segundo o edital, as provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, como sempre, dois domingos seguidos. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30, sempre com base no Horário de Brasília. O primeiro dia de provas contará com 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. Já o segundo dia terá 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. O gabarito oficial do Enem 2023 deve ser publicado no dia 24 de novembro e a divulgação dos resultados vem 16 de janeiro de 2024.