De acordo com o embaixador Fernando Igreja, serão ao menos 17 chefes de Estado presentes no evento, além de diversas atrações culturais
O Senado divulgou
Uma curiosidade interessante é que será a última vez que a cerimônia será nesta data. A partir de 2027, o presidente da República tomará posse no dia 5 de janeiro. Outra informações importante é de que segundo o embaixador Fernando Igreja, responsável pelos trâmites relativos à posse de Lula, ao menos 17 chefes de estado confirmaram presença na cerimônia. Caso todas essas presenças se confirmem, seria a posse com a maior presença de chefes de estado desde redemocratização.
Até o momento, estão confirmados os chefes de estado de: Alemanha, Angola, Argentina, Bolivia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue. Mas pode haver ainda mais autoridades.
Já a saída de Lula e Alckmin
Leia Também
Janja é a responsável pela organização do evento, inclusive da festa que ocorrerá no gramado da Esplanada dos Ministérios, com shows de vários artistas. As apresentações ocorrerão em dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, dois ícones da música brasileira e que faleceram este ano. Entre os artistas esperados para a festa estão Fernanda Abreu, Leoni, Margareth Menezes, Otto, Maria Rita, Gaby Amarantos, Odair José, Martinho da Vila, Chico César e Pablo Vittar.
O público poderá acompanhar da Esplanada o tradicional desfile em carro aberto, no qual Lula percorrerá a pista em frente aos ministérios. Pelos telões, o público também assistirá aos eventos protocolares, como o ato que oficializa a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial.
Confira o roteiro da cerimônia de posse no Congresso Nacional:
13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal.
13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.
14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.
14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.
14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
15h – Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; Execução do Hino Nacional; Compromisso Constitucional; Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos; Pronunciamento do Presidente da República; Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e Encerramento da Sessão Solene.
15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado
16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares.
16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.
Com informações do Senado e da Agência Brasil
Leia mais sobre: Brasília / Lula / Pabllo Vittar / Destaques / Política