Lançado no final de fevereiro pela Prefeitura de Goiânia, o programa Renda Família, que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade durante o período de pandemia da Covid-19, com o valor de R$300,00 teve seu prazo estendido pelo Poder Municipal por conta da baixa procura pelo cadastro. Até o momento, pouco menos de sete mil familias solicitaram adesão ao programa. A expectativa de Rogério Cruz era alcançar aproximadamente 25 mil.
Por conta disso, na última quinta-feira (15/03) a Prefeitura de Goiânia prorrogou o prazo e também abriu 15 pontos presenciais para inscrição. De acordo com o poder municipal, os locais foram definidos de forma estratégica e são regiões onde se concentram uma parcela significativa do publico alvo para o programa. Eles funcionarão como unidades temporárias da Atende Fácil, entre os dias 5 e 30 de abril, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Os postos de atendimento serão instalados no Jardim Novo Mundo, Pedro Ludovico, Parque Atheneu, Morada do Sol, Residencial Buena Vista IV, Jardim Nova Esperança, Jardim Guanabara II, Conjunto Primavera, Leste Vila Nova, Jardim do Cerrado IV, Conjunto Vera Cruz, Setor Bela Vista, Residencial Goiânia Viva, Vila Finsocial e Parque Amazônia.
Até o momento, 7.770 pessoas se cadastraram no programa, das quais 4.499 já foram beneficiadas. O número é bem menor que os 25 mil esperados pelo Paço Municipal. A preocupação com a baixa procura já havia sido adiantada pelo secretário de Finanças, Alessandro Melo, ao Diário de Goiás.
“Devido à pandemia, verificamos que muitas famílias não têm sequer a condição financeira para se deslocar até a Atende Fácil ou acessar a internet”, disse o prefeito. “Nosso desejo é que todas as pessoas que necessitam de apoio tenham acesso e consigam realizar o cadastro”, completou Rogério Cruz.
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Como se inscrever
Além das unidades que ofertam atendimento presencial, a solicitação de participação no Renda Família pode ser realizada pelo site da Prefeitura de Goiânia. Ao realizar o cadastro, é necessário preencher em um formulário os números da inscrição cadastral do imóvel, disponível no boleto do IPTU; e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos residentes; além de informações pessoais do solicitante do benefício.
Se o imóvel for alugado ou cedido, é preciso anexar o contrato de locação, uma declaração do proprietário e/ou contas de água, energia, telefone ou internet que atestem o vínculo dos residentes com o imóvel de terceiros. Os solicitantes também precisam concordar com o Termo de Aceite. A mesma documentação deve ser apresentada nos atendimentos presenciais, tanto nas unidades Atende Fácil quanto nas escolas.