PUBLICIDADE

Caiado lidera com 47,6%; Mendanha, 26% e Vitor Hugo, 5,9%; diz pesquisa Diário de Goiás / Diagnóstico

(Foto: Montagem)

A primeira rodada da pesquisa estimulada Diário de Goiás / Diagnóstico, divulgada nesta quarta-feira (10), mostra que o atual governador de Goiás e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (UB), lidera o ranking de intenções de voto com 47,6%. Em seguida, Gustavo Mendanha (Patriota), 26% e o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), 5,9%. Caiado tem diferença de 21,6% pontos percentuais de Mendanha.

Com percentual de 50% de votos válidos, Caiado seria reeleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

PUBLICIDADE

Ainda conforme a pesquisa, Cintia Dias aparece na quarta posição com 1,7%, o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica, Wolmir Amado (PT) tem 0,9% da intenção de voto em quinto lugar. Helga Martins, do PCB, tem 0,7% da intenção de voto. Edgar Diniz, do NOVO, foi citado por 0,4% dos entrevistados. Nenhum, branco ou nulo somam 8,8% enquanto não souberam ou não opinaram são 7,7%.

Segundo a pesquisa, para o segundo turno entre Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha, o atual chefe do Executivo chegaria à frente.  Com 54,3% da intenções de voto,  e governador sairia vencedor contra 36,3% do candidato do Patriota. Nenhum, branco ou nulo somam 6,4% enquanto não souberam ou não opinaram são 2,9%.

PUBLICIDADE

Rejeição do eleitorado em Goiás

Como a pesquisa foi registrada antes das convenções que definiram as candidaturas ao Governo, nome como do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) também foi mencionado entre os candidatos com maior rejeição na corrida ao governo de Goiás. Se o tucano estivesse hoje na disputa pelo Palácio das Esmeraldas, 39,1% dos goianos não votariam nele de jeito nenhum.

Leia Também

Ronaldo Caiado tem 19,0% da rejeição do eleitorado goiano, enquanto Vitor Hugo, candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 13% da rejeição. Cintia Dias do PSOl aparece com 9,9% e Wolmir Amado, do PT, 9,1%.

PUBLICIDADE

Gustavo Mendanha está entre os menos rejeitados. Ele tem 9,0% e Edigar Diniz, do Novo, tem 8,9%. O empresário Antônio, que retirou sua candidatura, tem 8,4%. Helga Martins, do PCB, tem 7,7%. Não rejeitam nenhum, são 20,4% enquanto não sabem ou não opinaram 11,2%.

Metodologia

A pesquisa realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 4 e 7 de agosto e foi registrada no TSE sob os números BR-08465/2022 e GO-09336/2022. Foram entrevistados eleitores no Estado de Goiás com idade igual ou superior a 16 anos, de ambos os sexos, classificados proporcionalmente segundo gênero, escolaridade, faixa etária e regiões administrativas, sendo índices IBGE e TRE-GO; b). A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Intervalo de Confiança: 95% (em cada 100 aplicações, apenas 5 ficam fora da margem de erro determinada). A pesquisa entrevistou eleitores divididos proporcionalmente pelas regiões: Metropolitana (36,0%); Entorno DF (15,0%); Central (11,1%); Sul (7,3%); Norte/Nordeste (7,9%); Sudeste (4,6%); Oeste (6,2%); Sudoeste (9,3%); Noroeste (2,6%).

Leonardo Calazenço: