O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou, Angelita Pereira de Lima como a nova Reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Angelita é professora de jornalismo e diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG e considerada ‘terrivelmente petista’.
Seu nome era o terceiro da lista tríplice que foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). O decreto do MEC, de 10 de janeiro de 2022, foi assinado por Jair Bolsonaro e por Victor Godoy Veiga, secretário executivo da pasta. A nomeação de Angelita foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11).
Eleita pela comunidade acadêmica em junho do ano passado, o nome que substituiria Edward Madureira, seria a então a professora Sandramara Matias Chaves, quando na ocasião o Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni UFG), havia definido a lista tríplice para reitoria e vice-reitoria na gestão 2022-2025.
Na eleição realizada em junho de 2021, Angelita Pereira, a nova reitora da UFG, ficou na segunda posição na lista tríplice enviada ao MEC com 2.012 votos.
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) diz que irá analisar com cautela antes de tomar qualquer medida, mas deixa claro que defende a nomeação de Sandramara.
Leia Também
“O sindicato, claro, defenderá a nomeação da primeira da lista. Mas estamos reunindo as entidades, como DCE. Precisamos agir juntos. Vamos consultar o jurídico também”, afirmou o professor Flávio Alves, presidente da Adufg.
Leia também: