Educação • atualizado em 23/11/2022 às 19:35

Alto pedido de matrículas para a rede estadual em 2023 faz site cair mas secretaria alerta que não precisa pressa

Fatima Gavioli (Foto: Altair Tavares/DG)
Fatima Gavioli (Foto: Altair Tavares/DG)

O primeiro dia para realização de matrículas da rede estadual em 2023 que iniciou nesta quarta-feira (23/11) foi marcado pelo alto acesso que o site da Secretaria de Educação teve. A procura foi tanta que a página apresentou inconsistências e reclamações de interessados. A titular da pasta, Fátima Gavioli, no entanto, pediu calma e ressaltou que há vagas para todo o mundo.

De acordo com a secretária de Educação, Fátima Gavioli ao Diário de Goiás, site parceiro do portal Altair Tavares não é preciso pressa. “Há vagas para todos. Queremos nossos alunos de volta”, destaca. Podem haver intercorrências neste processo, mas o prazo segue até o dia 19 de dezembro.

“Não precisa correria”, ressaltou lembrando que mais cedo, nesta quarta-feira (23), o sistema chegou a cair com muitos acessos. Ela fez o apelo para que as famílias optem pelo ensino integral. “É um modelo de ensino maravilhoso”, destacou.

Para a matrícula, é necessário informar o nome completo do aluno, a data de nascimento, o CPF do aluno ou do responsável, endereço, telefone para contato e a etapa de ensino, série e turno no qual deseja se matricular.

Além dos dados pessoais, será necessário indicar três opções de escola estadual nas quais deseja pleitear uma vaga. O sistema fará a alocação com base nas indicações do aluno e no número de vagas disponível em cada unidade escolar.

Leia Também

Podem solicitar uma vaga nas unidades escolares estaduais estudantes oriundos de outras redes de ensino, sejam elas municipais, federais ou privadas, e, também, de outros estados, além de alunos que deixaram de estudar e tenham interesse de retomar os estudos.

Efetivação

Após a realização da cadastro, os estudantes devem, entre os dias 19 e 23 de dezembro, acessar novamente o site onde foi realizada a matrícula e verificar a unidade na qual a vaga foi disponibilizada. A efetivação da matrícula deve ser feita na unidade escolar indicada. Na ocasião, será necessário apresentar os documentos pessoais do estudante e do responsável, bem como os comprovantes de endereço e de escolaridade.

Renovação

Para os estudantes que já estiverem matriculados na rede estadual, a renovação da matrícula será feita de forma automática e deverá ser confirmada por meio do Termo de Renovação assinado pelos pais ou responsáveis. Caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma unidade em que estuda, deverá solicitar a Transferência por Interesse Próprio (TIP) para outra escola da rede estadual até o dia 11 de dezembro. Nesse processo, não haverá a reserva de vagas na unidade de preferência, devendo o estudante indicar três opções nas quais deseja concorrer a uma vaga.


Leia mais sobre: Destaques / Educação

Recomendado Para Você