As matrículas para as escolas de tempo integral, chamadas de Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), iniciaram na última segunda-feira (8). No total, serão oferecidas 40 mil vagas para o ano letivo de 2022. As matrículas vão até 12 de novembro para veteranos renovarem, e para novos estudantes, o período segue até 8 de dezembro.
Todas as matrículas para as escolas de tempo integral deverão ser realizadas presencialmente na unidade escolar. A partir deste ano, o sistema de matrículas on-line será exclusivo para as escolas de tempo regular.
Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação, explica que essa medida tem o objetivo de sensibilizar os pais e/ou responsáveis, que terão a oportunidade de conhecer melhor a estrutura física dos Cepis e sua proposta pedagógica visitando a unidade.
O total de vagas serão distribuídas em 269 escolas de tempo integral. Destes, 105 são novos Cepis, que funcionavam antes em período parcial e vão ampliar sua carga horária no início de 2022.
A conversão de escolas regulares em Cepis e a expansão do número de escolas de tempo integral atendem aos planos Nacional e Estadual de Educação. Esses planos estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.
Leia Também
O resultado disso é que as escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior do que as escolas regulares, é o que aponta Um estudo do Instituto Sonho Grande e Instituto Natural baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da Educação no país.
Ainda de acordo com o estudo, os alunos das escolas de tempo integral também obtiveram melhor desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática nas provas do Ideb.
Metodologia de ensino dos Cepi
O objetivo do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, cultural e social). A jornada escolar é de 7 ou 9 horas por dia, preenchidas com aulas e atividades práticas, como experimentos em laboratório, projetos científicos e clubes juvenis.
Os Cepis seguem metodologias e disciplinas diferentes das escolas regulares. Além das matérias obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, os estudantes podem ter aulas de empreendedorismo, robótica, culinária, games e outros temas. Essas matérias optativas, chamadas de eletivas, são escolhidas pelos alunos no início do ano, de acordo com seus interesses e afinidades.
A escola de tempo integral de ensino médio também possui uma matéria específica para o autoconhecimento e planejamento para o futuro: o Projeto de Vida.
Leia também:
- Presa suspeita de extorquir R$ 400 mil com promessa de cura espiritual, em Alvorada do Norte
- Prefeitura de Goiânia publica decreto que libera 100% do público nos estádios
Leia mais sobre: Educação / Goiás / Secretaria de Educação de Goiás / Destaques / Educação / Goiás