Para quem gosta de festa junina, comida típica e as tradicionais quadrilhas, o 17º Grande Arraial de Goiânia será aberto nesta sexta-feira (21/06). O evento, promovido pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Cultura (Secult), prossegue no sábado e domingo, no estacionamento externo do parque Mutirama, setor Central. O espaço será aberto ao público às 18h, com entrada gratuita. Expectativa de público é superior a 10 mil.
O arraial, tradição na capital desde 2002, marca a segunda etapa do Concurso Goiano de Quadrilhas Juninas, realizado pela Federação de Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás (Fequaju-GO). Neste ano participam do evento, em Goiânia, 17 grupos. O vencedor das três etapas regionais representará o Estado de Goiás no concurso nacional realizado em Brasília (DF), nos dias 27 e 28 de julho.
“O objetivo é fomentar, difundir e valorizar o segmento cultural das quadrilhas apresentadas por grupos regionais”, diz o secretário de Cultura, Kleber Adorno. “Com o passar dos anos, o arraial se tornou referencial de festa junina na nossa cidade, fazendo com que a população se volte para os momentos de convívio familiar, o que resgata e incentiva a continuidade das tradições populares culturais”, destaca.
Durante os três dias, o evento dá ênfase aos espetáculos dos quadrilheiros como atração principal. Além de danças, a área de alimentação também chama atenção de quem marca presença. A venda de comidas típicas é de responsabilidade dos grupos juninos que participam do arraial.
De acordo com a diretora de eventos da Secult, Marci Dornelas, o arraial é uma poderosa ferramenta de divulgação, exposição e reconhecimento do produto cultural quadrilha junina. “Os grupos são de comunidades periféricas de Goiânia e região metropolitana e têm papel transformador, pois os participantes dispõem não somente de experiências com a dança, mas também apresentam comportamentos originados de suas identidades”, afirma. “Além disso, agregam pessoas e equipes como fator integrante da sociedade, garantindo valores próprios de identificação com a cultura popular brasileira”, conclui.
Confira a programação
Dia 21/06 – Sexta Feira
20h – Balancê Cerrado
20h40 – Explosão do Cerrado
Leia Também
21h20 – Thradição
22h – Arraiá da Capitá
22h40 – Filhos de Sertão
23h20 – Arrasta Pé
Dia 22/06 – Sábado
20h – Fogo de Palha
20h40 – Grupo Viva
21h20 – Flor do Cerrado
22h – Paixão Goiana
22h40 – Quadrilha Aconchego
23h20 – Caipirada Capim Canela
Dia 23/06 – Domingo
20h – Tradição e Ritmos
20h40 – Raízes de Goiás
21h20 – Mandacaru
22h – Junina Renascer
22h40 – Arriba Saia