PUBLICIDADE

Esculturas de tamanduás são leiloadas em prol da caridade, hoje

Além de chamar a atenção para a preservação do bioma cerrado e do tamanduá-bandeira, a mostra Tamanduá: uma história pra contá levará a leilão as 56 peças de 1,80 m customizadas por artistas, designers, arquitetos e crianças. O valor arrecadado será doado para o Grupo Fraterno Espírita de Assistência Social, mantenedor da Creche Luz do caminho e do Solar Espírita Apóstolo Tomé, localizadas em Goiânia, e para Vila São Cottolengo, em Trindade. O evento será realizado nesta terça-feira, 10 de março, no Shopping Bougainville, a partir das 18h, sob o comando do leiloeiro oficial Braulio Ferreira. As esculturas ficarão expostas para visitação pública gratuita no shopping até dia 29 de março. 

A organizadora da mostra, Meire Santos, avalia como de suma importância a ligação entre o viés ambiental e social. “É um convite para misturar duas bandeiras tão importantes para uma sociedade mais humana e consciente”, ressalta ela, que lembra que um curadoria especializada em arte fez uma avaliação das peças.  

PUBLICIDADE

Os convidados para customizar os tamanduás fazem coro ao reforçar a motivação para o trabalho: “Solidariedade é uma forma de nos conectar com o mundo. Quando este trabalho é linkado com a nossa profissão, é melhor ainda. Estimular o bem através da arte é um estado de Graça”, afirma a arquiteta Valéria Oliveira. “Me sinto honrada, feliz por estar contribuindo por uma causa tão nobre, que é poder ajudar ao próximo, e também um movimento de alerta à possível extinção de um animal tão importante para o bioma cerrado”, ressalta a designer de interiores Leninha Leite.  

Parte importante do processo, o leiloeiro oficial com mais de 35 anos de profissão, Braulio Ferreira,  explica que o valor implícito nesse projeto transcende o da arte. “Tenho honra de participar de projetos filantrópicos, é quando percebemos a humanidade nas pessoas, que mesmo diante de um cenário de instabilidade, ainda se propõe a ajudar o próximo”. 

PUBLICIDADE

O Grupo Fraterno Espírita de Assistência Social é o mantenedor de duas das instituições que serão beneficiadas com a renda do leilão da mostra Tamanduá: uma história pra contá, a Creche Luz do Caminho e o Solar Espírita Apóstolo Tomé, ambas localizadas no Setor Finsocial. A creche filantrópica recebe diariamente 128 crianças de seis meses a cinco anos e meio, das 7h às 17h. Além de ter um lugar seguro para ficar enquanto os pais trabalham, fazem cinco refeições diárias: café da manhã, colação, almoço, lanche e jantar. 

Leia Também

“No momento, a maior necessidade é uniforme para as crianças. Pois são de famílias carentes e, às vezes, há uma troca ou perda de roupa, então para evitar isso um uniforme seria o ideal. Queremos padrinhos que adotem essa ideia”, afirma Divina Lúcia, que está na direção do local há 12 anos e era professora antes de assumir a função. “Tudo é bem-vindo”, reforça ela que lembra que alimentação e materiais de limpeza são uma necessidade constante.

PUBLICIDADE

O Solar Espírita Apóstolo Tomé tem capacidade para abrigar 50 idosos, mas atualmente atende 38, sendo 15 mulheres e 23 homens, todos acima de 60 anos. A instituição conta com 20 colaboradores e disponibiliza seis refeições diárias para os internos: café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. “Temos uma grande necessidade de fitas para medir a glicemia dos diabéticos, material de limpeza, luvas para os trabalhadores, sacos de lixo, alimentos, sacos para embalagens, leite e fraldas geriátricas”, detalha a responsável técnica do local, Luciele Cristina Pereira Dias.

Trindade

Já a terceira instituição beneficiada será a Vila São Cottolengo, localizada em Trindade,  administrada pela Igreja Católica que cuida de pessoas com deficiência física e em situação de vulnerabilidade social. Além do abrigo, o local possui um hospital e um centro de ensino. O complexo possui 739 colaboradores. Em período integral, a Vila presta assistência a mais de 300 pacientes com deficiências múltiplas e realiza cerca de 2.400 atendimentos ambulatoriais e educacionais diariamente. Este trabalho é fruto de convênio com o SUS e de doações. Meire Santos explica que a instituição foi escolhida pela dimensão de pessoas que atende. “Mesmo com ajuda do governo e de outras instituições, a São Cottolengo precisa também da ajuda de todos. Sabemos das dificuldades e da importância do trabalho deles”, acentua Meire. 

Depois do leilão, de 11 até dia 29 de março, as esculturas ficarão expostas no Shopping Bougainville  para visitação pública. No total, são 70 profissionais envolvidos na customização de 56 réplicas do tamanduá-bandeira, entre arquitetos, designers e artistas, além de crianças convidadas. Todos têm em comum, o desejo de mostrar um pouco da realidade da devastação do meio-ambiente, usando como objeto, esse  animal que é natural da fauna Brasileira e muito presente no Cerrado. Mas outros há outras mensagens embutidas, como a inclusão – um designer convidou crianças com deficiência visual para ajudarem na customização. 

Serviço 
Leilão: Tamanduá: uma história pra contáQuando: Leilão solidário em 10 de março às 18h
Horário: 18h 
Local: Shopping Bougainville, 3º piso. Rua 9, Setor Marista. 
Exposição: De 11 a 29 de março, no horário de funcionamento do shopping

Altair Tavares: