ANÚNCIO

A Prefeitura de Goiânia retomou as obras de construção da Praça de Esporte e Cultura do Jardins do Cerrado 1. O projeto, conhecido como Praças PEC, foi criado pelo Governo Federal em 2010 com o objetivo promover o desenvolvimento e a cidadania e também de ampliar o acesso a serviços, formação e lazer. A expectativa da Prefeitura de Goiânia é iniciar também a construção de outro equipamento do mesmo modelo no Setor Buena Vista IV ainda este mês.

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o espaço total de cada praça é de 7.000 mil m² e cada uma contará com biblioteca, cineteatro com 125 lugares, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Os projetos contarão também com quadra coberta para eventos, playground e pista de caminhada.
O secretário municipal de Infraestrutura de Goiânia, Dolzonan da Cunha Mattos, assegura que os recursos para a construção das praças já estão garantidos. “Já iniciamos as obras da praça no Jardim do Cerrado I e nas próximas semanas estaremos assinando a ordem de serviços para construir a do Setor Buena Vista IV. Como os recursos já estão garantidos, queremos concluir os dois projetos até o final deste ano,” afirmou.

O conceito do equipamento

ANÚNCIO


O projeto das Praças PEC teve como legado a metodologia, os princípios, o debate e as concretizações do Programa Mais Cultura, especialmente na concepção dos espaços culturais e no modelo de gestão compartilhada e participação social.
A formatação final do equipamento contou também com as contribuições dos 5 ministérios parceiros, (Cultura, Esporte, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Justiça, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República, então responsável pelo PAC), por meio das políticas e programas que desenvolviam naquele momento.
Os espaços esportivos tiveram como referência as praças da Juventude16 (Ministério do Esporte); o CRAS seguiu o normativo e as diretrizes do SUAS17 (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome); os espaços multiuso foram concebidos tendo em vista o desenvolvimento do Programa Mais Cultura (MinC), do PRONASCI18 (Ministério da Justiça) e do PROJOVEM19 (Ministério do Trabalho e Emprego).

Comentários

comentarios

ANÚNCIO