Confira as 10 principais opções de carreiras para psicólogos  

ANÚNCIO

Quando se fala em psicologia, a primeira imagem que vem à mente é a de um profissional em seu consultório atendendo indivíduos ou pequenos grupos; mas, na verdade, um psicólogo pode atuar em diversos segmentos do mercado de trabalho. Este profissional – que estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções – procura identificar padrões de comportamento por meio de observação e interação direta com os pacientes. Munido dessa ciência, o psicólogo se faz indispensável em outros setores, como educação, marketing, relações humanas e esportes, para citar apenas alguns.

Após adquirir todas as ferramentas básicas no curso de graduação, é possível se especializar em áreas específicas de atuação da psicologia. Conheça quais são as 10 principais:

Comportamento do Consumidor – Essa área é responsável por analisar o comportamento de determinado grupo de consumidores e orientar o marketing de produtos.

ANÚNCIO


Neuropsicologia – Atua no diagnóstico, tratamento e pesquisa de cognição, emoções, personalidade e comportamento, com foco na relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Orientação Profissional – Auxilia estudantes e profissionais a identificarem seu perfil e tomarem decisões relativas à carreira, como cursos e profissões a seguir.

Psicologia Educacional – Auxilia alunos, pais e professores quanto a problemas de aprendizagem, além de colaborar na elaboração de programas educacionais para escolas e creches.

Psicologia Esportiva – Atua na orientação e no preparo emocional de atletas, preparando-os psicologicamente para competições.

Psicologia Hospitalar – Atende pacientes hospitalizados e seus familiares.

Psicologia Jurídica – Acompanha processos de adoção, guarda de filhos e violência contra menores. Também atua na avaliação psicológica de detentos durante processos judiciais.

Psicologia Social – Acompanha detentos, idosos em asilos e crianças e adolescentes em abrigos, além de elaborar programas e pesquisas relativos à saúde mental da população.

Psicologia Organizacional e do Trabalho – Atua nos processos seletivos de funcionários para empresas, na promoção das relações sociais entre os empregados e no treinamento e formação da equipe de Recursos Humanos.

Psicologia do Trânsito – Atua na avaliação psicológica de novos condutores, bem como na elaboração de projetos de educação no trânsito para pedestres e motoristas. Essa disciplina é oferecida apenas em algumas universidades, como a carioca Estácio.

Embora apenas essas áreas – juntamente com psicologia clínica, psicopedagogia e psicomotricidade – sejam reconhecidas como especialidades pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), várias outras especializações são oferecidas em faculdades, universidades e centros universitários. Cursos de especialização têm duração aproximada de 6 meses a 2 anos.

O título de especialista não é obrigatório para o exercício profissional, mas o título de psicólogo e o registro em um Conselho Regional de Psicologia (CRP), são.

Comentários

comentarios

ANÚNCIO