Como funciona o mercado de ações

ANÚNCIO

Você provavelmente já ouviu uma definição popular do que é uma ação: “Uma ação é uma participação na propriedade de uma empresa. O estoque representa uma reivindicação sobre os ativos e ganhos da empresa. À medida que você adquire mais estoque, sua participação na empresa se torna maior ”. Infelizmente, essa definição é incorreta em alguns aspectos importantes.

Para começar, os detentores de ações não possuem corporações; eles possuem ações emitidas por corporações. Mas as corporações são um tipo especial de organização porque a lei as trata como pessoas jurídicas. Em outras palavras, as corporações determinam impostos, podem tomar empréstimos, podem ter propriedades, podem ser processadas etc.

A ideia de que uma corporação é uma “pessoa” significa que a corporação possui seus próprios ativos. Um escritório corporativo cheio de cadeiras e mesas pertence à corporação e não aos acionistas. Essa distinção é importante porque a propriedade corporativa é legalmente separada da propriedade dos acionistas, o que limita a responsabilidade da corporação e do acionista.

ANÚNCIO


O que os acionistas possuem são ações emitidas pela corporação; e a corporação possui os ativos.  As ações próprias dão a você o direito de votar em assembleias de acionistas, receber dividendos (que são os lucros da empresa) se e quando forem distribuídos, e também lhe dá o direito de vender suas ações para outra pessoa.

Dentre as empresas mundialmente conhecidas e que entraram para a bolsa de valores recentemente está a UBER. Suas ações finalmente estrearam na Bolsa de Valores de Nova York, possibilitando à empresa lucrar em torno de 8,1 bilhões de dólares no mercado financeiro.

A Uber está em expansão, mas ainda não atingiu o seu máximo em lucratividade.  No decorrer da oferta inicial pública, a Uber teve uma avaliação de 82,4 bilhões de dólares. É muito dinheiro, mas bem menos que os 120 bilhões de dólares avaliados pelos bancos e analistas financeiros anteriormente. Conforme a revista Valor, a Uber resolveu começar com um valor menor em virtude do comportamento enfraquecido dos mercados financeiros no mês anterior, e também porque a sua concorrente Lyft — teve suas ações em queda de 30% desde a chegada na Nasdaq, em março deste ano.

A Uber recentemente foi alvo de protestos, inclusive no Brasil, por motoristas que requerem remuneração e condições melhores de trabalho, principalmente em se tratando da segurança. Em comunicado ao Washington Post, a empresa esclareceu: “os motoristas estão no centro do nosso serviço – não podemos ter sucesso sem eles… Quer se trate de ganhos mais consistentes, proteções maiores de seguro ou diplomas de quatro anos totalmente financiados para motoristas ou suas famílias, continuaremos trabalhando para melhorar a experiência para e com os motoristas”.

Então, se você pensa em investir seu dinheiro em ações na Bolsa de Valores, o primeiro passo será abrir uma conta em uma corretora e transferir seu dinheiro. O próximo passo será comprar as ações escolhidas por você através do Home Broker. Quando as ações estiverem em alta, você poderá vender e receber os lucros.

Comentários

comentarios

ANÚNCIO