O deputado federal Daniel Vilela, que preside o PMDB de Goiás, retomou a agenda de pré-candidato a governador do Estado na eleição de 2018. Em Anápolis, ao visitar o prefeito Roberto Naves (PTB), ele contestou a afirmação de que há um grupo, ou ala do PMDB, que apoia a candidatura do senador Ronaldo Caiado(DEM) para governador.
“Não tem ala do PMDB que apoia o DEM [Ronaldo Caiado], tem um ou outro prefeito”, disse Vilela ao jornal Voz de Anápolis. Segundo ele, a escolha da candidatura do PMDB será uma “análise fria e criteriosa do que é melhor para o partido”.
LEIA – ELEIÇÕES 2018:
“Não se ganha eleição com campanha raivosa, com xingamentos”, diz Maguito
Caiado:”Eu não vou me separar do PMDB”
Leia Também
A sintonia entre Marconi Perillo e José Eliton no Goiás na Frente
Nos bastidores, é comentada a preferência da ala vinculada ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, pela candidatura de Caiado. E, por outro lado, a ala que segue o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, prefere a candidatura de Daniel.
A divisão não é novidade nos processos eleitorais, entre maguitistas e iristas, e muitas das derrotas recentes para governador de Goiás foram atribuídas a essa divisão. É muita citada a preferência de Ernesto Roller, prefeito de Formosa, que é primo de Caiado, e de Adib Elias, prefeito de Catalão, pela candidatura do DEM a governados.
As derrotas em Anápolis.
Nos processos eleitorais para governador, o PMDB sofreu humilhantes derrotas para Marconi Perillo nas últimas disputas. Em 2010 e 2014, a cidade de Anápolis compensou para Marconi a diferença dos votos para Iris em Goiânia.
“Anápolis é uma cidade que tem uma importância ímpar, que tem decidido as eleições estaduais nos últimos pleitos e o PMDB tem tido muitas dificuldades nas eleições. Então, sem dúvida nenhuma, a composição das chapas proporcional, seja ela a deputado estadual ou deputado federal, e majoritária, passa por Anápolis. O PMDB vai trabalhar no sentido de fazer com que Anápolis seja prestigiada e tenha aqui o nosso partido com bons representantes”, disse Vilela.
Segundo o deputado estadual Carlos Antônio, em recente entrevista ao Diário de Goiás, a cidade que ele representa tem um histórico de rejeição ao PMDB por causa do fato de a cidade ter sido preterida para a instalação da indústria Perdigão, no governo de Maguito Vilela. Daniel terá que lidar com essa herança.
Obras
Uma forma de minimizar a rejeição seria levar obras para o município. Ao Voz de Anápolis, O deputado federal Daniel Vilela se comprometeu a atuar para que um centro de iniciação esportiva seja construído em Anápolis, com recursos do Ministério dos Esportes. Ele afirmou que irá priorizar está obra, que vem sendo pleiteada por Roberto Naves no ministério. Segundo ele, a pasta não possui ainda “limite orçamentário” para a obra. Assim que os recursos estiverem disponíveis, irá atuar para viabilizar o empreendimento, destaca.
Leia mais sobre: Anápolis / Daniel Vilela / DEM / Eleições 2018 / PMDB / Coluna Alta / Destaques / Política