Deve ter início no próximo dia 12 de abril a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), em Goiás, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). As doses não devem ser coadministradas, no entanto, com a vacina contra a Covid-19, dentro do período de duas semanas.
Conforme a SES-GO, as vacinas ainda devem ser encaminhadas ao Estado pelo Governo Federal, que é o responsável pela aquisição, produção e distribuição das vacinas aos estados.
A pasta afirmou, ainda, ser necessário esperar duas semanas após tomar a vacina contra a Covid-19, para tomar a vacina contra a gripe e vice-versa, pelo fato de não haver estudos de coadministração das doses, deve haver este intervalo.
“A vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, considerando a ausência de estudos de coadministração das doses contra Influenza e Covid-19, não se recomenda a administração simultânea das vacinas, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas”, esclarece.
Em casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, a SES-GO recomenda, também, o adiamento da vacinação contra a Influenza, “até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou testagem positiva”.
Leia Também
Leia mais sobre: secretaria de saúde de goiás / Vacina contra gripe / Vacinação contra Covid-19 / Cidades / Goiás