O Sesc Senac lançou, nesta terça-feira (16), curso técnico de Inteligência Artificial, com 90 vagas, divididas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Destas, 60 serão ofertadas de forma gratuita, por meio do programa de gratuidade da instituição.
De acordo com o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, Goiânia é modelo na área de inteligência artificial e a formação desses alunos trará um grande avanço ao Estado. “Para nós, é um marco. Estamos investindo cada vez mais na área de tecnologia e esse curso é uma inovação no Brasil”, disse.
Diretor-geral do Sesc Senac, Leopoldo Veiga destacou a aliança de parcerias para desenvolver um grande curso, onde os alunos saiam não apenas com conhecimento, mas aptos para produzir inteligência artificial. “As empresas vão buscar os alunos para que novas soluções sejam desenvolvidas”, evidencia o diretor, com a ressalva de que o Sesc Senac conta, atualmente, com 83% de empregabilidade dos alunos que concluem cursos técnicos na instituição.
Segundo Baiocchi, a demanda será grande, visto que se trata de uma necessidade de todas as áreas em atuação no mercado. “A nossa intenção é formar mão de obra qualificada, não apenas para fazer a gestão de inteligência artificial, mas para desenvolvê-la dentro de qualquer empresa”, pontuou, com a afirmativa de que “a inteligência artificial não irá substituir o ser humano, mas auxiliar para que as empresas prestem um serviço mais qualificado, com maior assertividade”.
O curso
Leia Também
Com previsão de início para agosto, o curso de inteligência artificial terá 1.200 horas e 18 meses de duração. De acordo com Veiga, o recurso conta com os mesmos equipamentos utilizados pelo Chat GPT para manipular e desenvolver os algoritmos que resultam na inteligência artificial.
Os interessados deverão fazer uma pré-inscrição no site do Senac. Em seguida, os candidatos participarão de um processo seletivo, com prova e entrevista para análise de perfil, sendo desejável algum conhecimento prévio sobre a tecnologia aplicada.
Avanços
Em entrevista ao jornalista Altair Tavares, Leopoldo salientou a importância da inovação. “O Senac tem discutido nacionalmente novos processos e cursos de inovação que busquem a transformação através da educação, que seja conectada nesse novo mercado de trabalho, e não há dúvida que a inteligência artificial entra neste rol das novas oportunidades”.