O cantor Sérgio Reis fará o show de abertura da 16ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, em Goiás, que acontece entre os dias 4 e 7 de agosto com entrada gratuita. Nova Veneza é hoje a maior representação da imigração italiana no Centro-Oeste Brasileiro, com mais de 60% de seus moradores sendo descendentes. A cidade conta com pouco mais de 9 mil habitantes, que preservaram a cultura de seus fundadores, italianos que chegaram ao local no idos de 1910. Ao longo dos anos, muitos desses hábitos se incorporaram às tradições goianas.
Pensando nisso, a 16ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, organizou uma programação inédita para contemplar esse interessante mix das duas culturas.
E olha que sua escolha também tem tudo a ver com o propósito da festa em apresentar essa mistura de culturas. Paulista, nascido na cidade de São Paulo como Sérgio Bavini, o sertanejo de 82 anos tem ascendência italiana. Seus avós nasceram na Itália e vieram para o Brasil em 1905.
Grande referência no sertanejo raiz, um dos ritmos mais tocados em Goiás, o cantor vai animar a primeira noite dos visitantes com seus maiores sucessos. E, claro, ele vai agregar um toque da cultura italiana de seus ascendentes na sua música com canções como “O Mineiro e o Italiano”, de sua autoria, e a versão italiana da música “Menino da Porteira”.
O 16° Festival Italiano de Nova Veneza inicia às 19h, no dia 4 de agosto. O show com Sérgio Reis está previsto para às 22h.Toda programação cultural tem acesso gratuito.
Leia Também
Atrações italianas
Além de Sérgio Reis, o Festival está repleto de atrações que retratam a cultura italiana.. Estão previstas apresentações de dança típica do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina; do músico acordeonista Ricardo Tucci, que interpreta músicas em italiano, além do grupo Os Tenores do Brasil e do cantor Valdir Amaral, que trazem no seu repertório músicas italianas.
A população também poderá desfrutar da maior tradição italiana, a comida. Cerca de 30 estandes oferecerão todos os tipos de massas como, macarrão, lasanha, nhoque e a famosa polenta frita.
Para Maria do Carmo Basílio, uma das organizadoras do Festival Italiano de Nova Veneza, essa mistura de culturas é o que torna o evento mais rico. “O que une nossas tradições, a italiana e a goiana, é o quanto valorizamos a confraternização em torno de uma boa mesa. Amamos sentar juntos com familiares e amigos para uma refeição, que alimenta não só o organismo, mas também o coração”, diz.
Leia também: