Para quem pensa que a pandemia acabou, se engana. Os casos de Covid-19 em Goiânia não param de crescer. Somente neste mês de junho, entre o dia 6 ao dia 12, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) notificou 11.473 novos casos da doença. Este número, segundo a pasta, representa 25,3% dos testes realizados nas modalidades tendas e drives. Ao todo, segundo a SMS, nas duas primeiras semanas do mês foram realizados 45.269 testes na população.
Desde o último dia 6 de junho, a SMS disponibiliza, diariamente, até 9 mil testes aos goianienses. Além das tendas e dos drive-thrus, os testes também são realizados nas unidades de saúde para o diagnóstico do paciente sintomático.
Conforme a última atualização do painel da SMS, atualmente há registro de internações nas enfermarias e UTIs da capital, o que preocupa a pasta. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, se o aumento de casos continuar em Goiânia, a pasta estuda a possibilidade de inserir novos leitos para o tratamento da doença.
Ainda segundo o superintendente, um dos motivos que vem contribuindo para o registro de novos casos é a retomada de eventos na capital, assim, a propagação do vírus circula com maior facilidade. Yves ainda alerta a população para os cuidados e segurança como o uso contínuo da máscara em ambientes fechados com maior quantidade de pessoas circulando, e conscientiza a população para manter as doses das vacinas anticovid em dias, principalmente idosos e imunossuprimidos.
Conforme a SMS, atualmente a variante BA.2, tem registrado em média 90% de prevalência nas testagens realizadas em Goiânia. Ainda de acordo com a pasta, Goiás possui 2,6 milhões de pessoas que estão com as doses atrasadas. Para a segunda dose reforço, quarta dose, já foram aplicadas 248 mil em todo estado.
Leia Também
Leia também:
Leia mais sobre: Casos de Covid-19 / Covid em Goiânia / Covid-19 / Cidades / Destaques