O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, destinado a crianças entre 5 e 11 anos, deve chegar em Goiás no próximo dia 14 de janeiro. A expectativa é de que as doses já sejam repassadas aos municípios, que devem fazer a operação de aplicação cerca de 48 horas depois.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), a vacinação se dará por ordem decrescente, com início para crianças de 11 anos. Conforme adiantado, o órgão não irá exigir prescrição médica para aplicação da vacina em Goiás. “A pasta entende que é a forma mais simples de ser entendida pela população e executada pelos municípios. É também mais eficiente, sem necessidade de laudos médicos que comprovem, por exemplo, uma comorbidade”, pontua a pasta.
A expectativa de acordo com SES-GO é atingir aproximadamente 726.580 crianças, de acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A vacina contra a Covid-19 que será aplicada em crianças é a da farmacêutica Pfizer, a única que tem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nessa faixa etária.