A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta sexta-feira (12), mais uma testagem ampliada da Covid-19. Com o intuito de evitar aglomeração, os exames serão realizados, desta vez, em cinco escolas da capital, por meio de agendamento pelo site da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a pasta, o objetivo é monitorar as regiões que apresentam maior transmissibilidade do vírus. “A testagem é essencial neste momento de aumento de casos, pois encontrando aqueles que estão assintomáticos conseguimos fazer com que elas se isolem quebrando a cadeia de transmissão,” explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni.
Os testes de antígeno são realizados em pessoas a partir de 12 anos de idade que não apresentam sintomas. Os sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde. “Para evitar aglomerações nos locais de testagem decidimos optar pelo agendamento, o que vai dar mais comodidade e segurança para a população”, destacou a diretora da Vigilância Epidemiológica.
Após o agendamento, com escolha de local e horário da testagem, o interessado deve comparecer ao local reservado, informar o seu nome completo, CPF e endereço de e-mail. O procedimento para a realização do teste é feito através da coleta do material no nariz por meio de swab, uma espécie de haste flexível e o resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.
Balanço
Goiânia realizou, desde o último dia 5, onde foi iniciada a testagem ampliada da população, até a última sexta-feira (05/3) 132.309 testes de antígeno. Destes, 15.929 tiveram resultado positivo para a Covid-19, com uma representação de 12%.