Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças de 1 a 4 anos, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou, nesta terça-feira (11), uma ampla ação de imunização nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da capital.
A vacina a ser ministrada será a de gotinhas. “Essa medida foi tomada devido à baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que hoje está em 13% do público-alvo”, explica a gerente de Imunização, Tulyanne Alves.
A ação, que vai até a próxima sexta-feira (14), envolve o departamento de Imunização, a diretoria de Atenção Primária e o Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é resgatar a vacinação de crianças que, por algum motivo, ainda não receberam esse reforço. “Estamos unindo forças para vacinar essas crianças e, com isso, garantir que estejam protegidas contra poliomielite”, afirma a gerente.
A vacinação será realizada de acordo com a programação estabelecida por cada CMEI, em articulação com as equipes de saúde locais. Para que a criança seja vacinada, é preciso que os pais ou responsáveis assinem um Termo de Autorização que vão receber.
“Precisamos desse consentimento dos pais ou responsáveis para que a criança receba as duas gotinhas da vacina. Contamos com a sensibilização de todos para que essa iniciativa seja um sucesso”, frisa Tulianne.
Leia Também
Leia mais sobre: Poliomielite / Vacinação Goiânia / Cidades