A primeira parcela já vence no dia 20 deste mês de março
A prefeitura de Goiânia começa nesta segunda-feira (3/4) a enviar os boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Territorial Urbano (ITU) para quem possui imóveis ou terrenos na capital de Goiás. Com a primeira parcela com vencimento já para dia 20 deste mês de março, diferente do último ano, o goianiense ganhou algumas semanas de prazo a mais. Inclusive, que optar pela parcela única também precisa pagar até o dia 20 de março, com desconto de 10%.
Vale lembrar que o calendário foi alterado em razão das mudanças no Código Tributário Municipal (CTM), sancionadas pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) no fim de 2022. Apesar de surgir apenas em março, dado o fôlego, os contribuintes terão menos meses para pagar, caso decidam parcelar (de 10 para 9), o que acarreta no aumento da parcela. Além de receber pelo correio, também é possível ter acesso às parcelas no site da Prefeitura, com o número cadastral do imóvel.
Outra novidade é a Central do IPTU 2023, um atendimento que poderá ser acionado de forma presencial, por telefone ou via WhatsApp durante todo período de revisão, que é de 30 dias desde o recebimento do boleto. O objetivo é tirar dúvidas e esclarecer o contribuinte goianiense sobre toda a documentação necessária para o questionamento do imposto ou para tirar dúvidas sobre como se chegou a determinado valor.
O atendimento presencial acontece do dia 10 de abril a 3 de maio. Já o atendimento por Whatsapp ou via telefone acontece no mesmo período respectivamente nos contatos a seguir: 62 3524-3352 (Whatsapp), 3524-3383 e 3524-3377 (telefones disponíveis).
Leia Também
Reajuste do ITU e IPTU 2023
Para 2023, a prefeitura informou que o reajuste para a grande maioria será de 5,90%, considerando o período de dezembro de 2021 a novembro de 2022. Para dar detalhes, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) apresentou, nesta segunda-feira (3), mais informações sobre a consulta do imposto e do atendimento do cidadão para 2023. Na ocasião, o titular da pasta, Vinicius Henrique Alves, afirmou que a previsão de arrecadação neste ano será R$ 1,2 bilhão, R$ 30 milhões a mais do que em 2022.
Além do reajuste, a capital ganhou 4 mil novos registros de imóveis ou terrenos, indo de 671 mil para 675 mil. Do total, 37 mil pagarão o IPTU acima da inflação. Já em relação aos isentos, o secretário garantiu que o benefício alcança 70 mil residências em Goiânia capital.
Emitir guia
Para emitir o documento basta acessar o site da Prefeitura na parte onde há o serviço online para emissão de Documento Único de Arrecadação Municipal (DUAM), necessário ao pagamento de Impostos e Taxas Municipais como IPTU, ITU. Confira, abaixo, o calendário de pagamento.
- 1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de abril
- 2ª parcela: vencimento em 22 de maio
- 3ª parcela: vencimento em 20 de junho
- 4ª parcela: vencimento em 20 de julho
- 5ª parcela: vencimento em 21 de agosto
- 6ª parcela: vencimento em 20 de setembro
- 7ª parcela: vencimento em 20 de outubro
- 8ª parcela: vencimento em 20 de novembro
- 9ª parcela: vencimento em 20 de dezembro