Cidades • atualizado em 20/08/2020 às 21:23

Para conter crimes violentos, Força Nacional de Segurança estará em Goiânia até dezembro

Força de Segurança ficará em Goiânia até dezembro
Força de Segurança ficará em Goiânia até dezembro

Com objetivo de enfrentar e conter crimes violentos como homicídios e feminicídios, estupros, latrocínios, furtos e roubos, a Força Nacional de Segurança estará em Goiânia até o fim do ano, em dezembro para a continuidade das ações do programa Em frente Brasil. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (20/08).

O projeto foi lançado no dia 30 de agosto do ano passado, no Conjunto Vera Cruz 1. Goiânia é uma das cidades pilotos escolhidas em 2019 para o programa Em Frente Brasil fosse desenvolvido. Na capital, as regiões escolhidas foram a Noroeste e a Oeste.

Em fevereiro foi iniciada a segunda fase do programa. Foi identificado que houve redução em 41% nos índices de criminalidade, nas regiões em que o projeto está sendo realizado. Além de Goiânia, o Em Frente Brasil também está sendo desenvolvido em outras quadro cidades, cada uma em uma região do país. No Norte, em Ananindeua (PA); no Nordeste, em Paulista (PE); no Sudeste, em Cariacica (ES); e no Sul em São José dos Pinhais (PR).

O prazo autorizado pela portaria para o emprego da Força Nacional nas cidades do programa é do dia 19 de agosto a 20 de dezembro de 2020. Caso a renovação não seja solicitada pelo órgão apoiado, segundo a portaria, o “efetivo será retirado imediatamente após o vencimento” da determinação.

A execução do “Em Frente Brasil” foi dividida em quatro eixos principais. O primeiro foco é o levantamento de dados estatísticos. O segundo é a desarticulação de grupos criminosos. O terceiro é o da prevenção social. O último é a governança e o gerenciamento do projeto.

Leia Também

Leia mais sobre: Cidades / Destaques / Goiânia / Notícias

Recomendado Para Você