Cidades • atualizado em 08/10/2020 às 18:26

OVG faz doações de equipamentos e donativos a brigadistas que estão na Chapada dos Veadeiros combatendo incêndios

Brigadistas recebem doações para combater os incêndios na Chapada dos Veadeiros (Foto: Hegon Correa)
Brigadistas recebem doações para combater os incêndios na Chapada dos Veadeiros (Foto: Hegon Correa)

Acompanhada do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Esmeraldino Lemos, Gracinha realizou a entrega nesta quinta-feira (08/10) de 2,5 mil itens que vão auxiliar na ação dos 150 brigadistas e bombeiros que se revezam no combate às chamas: faixas e esparadrapos, pomadas e sprays para dores musculares e assaduras, colírio, soro para hidratação, barras de cereal, suplemento alimentar e isotônico, além de óculos de proteção, lanternas de cabeça, luvas de raspa, soprador e abafadores. 

Além dos equipamentos e suplementos para os combatentes, a OVG e o Governo de Goiás enviaram mais de 2,6 mil cestas básicas para atender as famílias atingidas pelos incêndios. A força-tarefa para entrega será organizada pela Semad e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater). 

Brigadista voluntário, Amilton Sá destacou a importância dos itens entregues. “Todo apoio é bem-vindo. Tanto a ajuda de alimentos para as famílias atingidas, quantos esse material para suprir nossas necessidades nas ações contra o fogo. Os equipamentos de combate que chegaram são necessários e nos ajudarão a prosseguir com o trabalho”, observou. 

“Nós calculamos que 10% de toda a área de conservação já queimou”, lamenta o comandante-geral da corporação que lembra que a corporação trabalha na parte de extinção de incêndios e salvamento, mas também na defesa civil. 

Os primeiros focos de incêndio começaram no mês de setembro, e, grande parte teria origem criminosa, segundo o Corpo de Bombeiros. Para se ter ideia da dimensão da operação realizada em parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), são mais de 150 profissionais combatendo as chamas, quatro aeronaves e dois drones, além de mais de 1 milhão de litros de água utilizados. 

Leia Também

Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiás / Notícias

Recomendado Para Você