A Prefeitura de Goiânia inaugurou, na tarde desta terça-feira (25), a reestruturação do Ecoponto Guanabara. A nova estrutura conta com um escritório e cinco baias cobertas, destinadas ao descarte de pneus e materiais recicláveis.
Com alvenaria de vedação, a unidade oferece à população, segundo a Prefeitura, opções gratuitas e organizadas para o descarte regular de resíduos, seguindo o modelo adotado em outros quatro ecopontos da capital. O local dispõe de cinco baias para armazenamento e separação dos materiais descartados, além de uma área de descarte com espaço para seis caçambas.
“Esse é mais um benefício que entregamos à população de Goiânia”, disse o prefeito Rogério Cruz, ao destacar que a nova estrutura do ecoponto proporcionará um serviço de maior qualidade. “Acompanhei todo o processo de construção e digo: além de muito bonito, aqui os moradores da Região Norte terão uma experiência de entender melhor a questão da reciclagem e a importância de preservar o meio ambiente”, salientou.
Com uma área de 1.377,88 metros quadrados, a unidade recebeu, conforme o Executivo municipal, investimentos de mais de R$ 511 mil, provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Goiânia.
A unidade, que é a mais utilizada pela população goianiense, também terá uma sede administrativa com dois escritórios, copa, dois banheiros, vestiários, depósito e almoxarifado. Entre os materiais aceitos nos ecopontos estão bens domésticos estragados, pneus, sobras de construção civil, resíduos de podas de árvores, materiais recicláveis e até mesmo óleo de cozinha usado.
Leia Também
“Sempre prezamos em nossa gestão o quão necessário é o descarte correto de lixo e de entulhos, mas não poderíamos cobrar da população se não oferecêssemos opções corretas. Neste ecoponto, como nas outras quatro unidades, é o local para também descarte de borrachas, mangueiras, garrafas pets, papel, dentre outros. Inclusive, aquele resto de obras que as pessoas às vezes deixam na calçada, agora vão saber onde colocar corretamente aqui no Ecoponto Jardim Guanabara”, concluiu o prefeito.
O presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Nadim Neme, ressaltou a excelência do serviço oferecido pelos ecopontos. “Esse ecoponto do Jardim Guanabara simboliza muito o nosso trabalho na área do meio ambiente, simboliza o que é uma gestão de sustentabilidade. Essa unidade, como as outras, é resultado do trabalho de uma equipe técnica ambiental que desenvolve suas atividades com excelência, com vários estudos técnicos para alcançar esse resultado, que sabemos que deu muito certo em Goiânia”, pontuou.
Já o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Rodolpho Bueno, em sua fala destacou a importância do ecoponto para a região do Jardim Guanabara. “Esse foi o primeiro a ser implantado. Como não tinha toda a estrutura, passou por uma grande reforma e agora é uma unidade perfeita para a Região Norte”, disse. Ele mencionou que, em menos de 500 metros do local, existe uma área de descarte irregular de lixo. “Temos a compreensão de que, com a reabertura do Ecoponto Jardim Guanabara, essa área deixará de existir, e as pessoas se sensibilizarão para manter nossa cidade limpa e bem cuidada. Essa é uma missão de todos nós que vivemos aqui”, completou.
Unidades
O ecoponto é uma iniciativa da gestão municipal que busca reduzir os pontos de descarte irregular nas vias públicas. Durante a gestão do prefeito Rogério, três novas unidades foram entregues à população: Ecoponto Eldorado Oeste (inaugurado em outubro de 2022), Ecoponto Campos Dourados (inaugurado em agosto de 2021) e Ecoponto Jardim São José (inaugurado em abril de 2021).
Endereços dos Ecopontos em Goiânia:
- Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
- São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
- Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados
- Parque Eldorado Oeste: Rua Elo 43, APM 10, Setor Eldorado Oeste
- Jardim Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II