PUBLICIDADE
Categorias: Cidades

Metronização promete reduzir em 30% o tempo de deslocamento dos ônibus do sistema BRT

O prefeito Sandro Mabel aposta na metronização como solução para melhorar a mobilidade urbana de Goiânia. O conceito envolve a sincronização dos semáforos ao longo dos corredores do sistema BRT, que permite que os ônibus circulem sem interrupções nos cruzamentos e operem com eficiência semelhante à de metrô.

Mabel destaca que, hoje, um dos grandes desafios da capital é a falta de fluidez no trânsito, com semáforos sem priorização, velocidade média de apenas 16 km/h nos corredores do sistema BRT e outros problemas que dificultam o deslocamento. “A detecção do veículo será feita por meio de tags eletrônicas e com os sensores inteligentes instalados nos controladores de semáforos. Os ônibus vão andar como metrôs nos corredores do sistema BRT”, explica o prefeito.

PUBLICIDADE

Com a implantação da metronização, prevista para a partir de março, a velocidade média dos corredores deve ultrapassar 21 km/h, ou seja, ganho de no mínimo 30% no tempo de deslocamento, já que hoje a média é de 16 km/h. “A metronização vai beneficiar não só os usuários do transporte público, mas o trânsito como um todo”, afirmou o prefeito Sandro Mabel. O sistema vai funcionar com apoio de uma central de controle que coordenará o funcionamento em tempo real.

A Prefeitura de Goiânia também trabalha na abertura de pontos de conversão à direita em cruzamentos estratégicos. Aproximadamente 180 pontos serão ajustados, com cerca de 10 intervenções semanais. “Um exemplo emblemático de conversão à direita é na Avenida T-7, onde o bloqueio no trânsito prejudicava a fluidez. Agora, os motoristas terão mais facilidade ao acessar as conversões. As iniciativas estão sendo acompanhadas de perto para garantir resultados positivos”, ressaltou o prefeito.

PUBLICIDADE
Leia Também
Redação - Altair Tavares

Posts recentes

Guerrilha do Araguaia: Casos ocorridos em Goiás podem ser reanalisados

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar se a Lei da Anistia alcança os crimes…

% dias atrás

Papa Francisco tem infecção polimicrobiana

Em boletim divulgado nesta segunda-feira (17), o Vaticano informou que o papa Francisco foi diagnosticado…

% dias atrás

Goiânia: Novo Secretário tem a missão de desburocratizar a cidade

Novo secretário trabalha há 20 anos na iniciativa privada e já colaborou em projetos no…

% dias atrás

Desemprego em Goiás atinge menor taxa em 11 anos e supera padrões da OCDE

Com redução da informalidade e do desemprego, Goiás também superou a média nacional na taxa…

% dias atrás

Desemprego em Goiás atinge menor taxa em 11 anos e supera padrões da OCDE

Goiás alcançou uma taxa de desemprego de 4,8%, a menor em 11 anos, após reduzir…

% dias atrás

Mercado financeiro eleva previsão da inflação pela 18ª semana seguida

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

% dias atrás