Cidades • atualizado em 02/04/2022 às 16:05

Metrobus publica edital de licitação para alugar 114 veículos elétricos que substituirá o Eixo Anhanguera

(Foto: Mel Castro / Diário de Goiás)
(Foto: Mel Castro / Diário de Goiás)

O transporte público de Goiânia e Região Metropolitana vem passando por diversas reestruturações. Dentre elas, o ônibus elétrico,que irá substituir o Eixo Anhanguera, e desde o dia 17 de janeiro já funciona na capital. Durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (1) no lançamento do billhete único que começa ser válido a partir deste sábado (2), o secretário-geral de governo, Adriano da Rocha Lima disse, a Metrobus publicou, nesta quinta-feira (31) o edital de licitação para alugar 114 novos ônibus elétricos.

De acordo com Adriano, a nova frota substituirá os 86 veículos do Eixo Anhanguera que circula hoje em Goiânia, e ainda irá aumentar mais a quantidade de ônibus. ”Mas não são ônibus quaisquer, além de serem ônibus novos são ônibus elétricos não poluentes”, destaca o secretário.

Segundo Adriano, o custo de energia elétrica que será gasto por cada quilômetro, custa um quarto do que se pagaria hoje com o preço do diesel. ”Existe uma economia de custo nos veículos elétricos, é uma energia não poluente que também ffaz menos ruídos sonoro e proporociona muito mais conforto, com ônibus climatizados, ar condicionado, wi-fi gratuito e todo conforto necessário”, afirma.

O secretário explica que no dia 4 de maio heverá um pregão eletrônico onde todas as propostas abertas e declarada o vencedor daquele que se interessar em participar da oferta desses 114 ônibus. O contrato será de 16 anos. ”Ao invés de ter que comprar os ônibus, nós pagaremos o custo da energia elétrica que sai mais barato que o diesel, e mais uma taxa de manutenção. E todo serviço de manutenção desse veículo arcará para o fabricante”, explica Adriano.

Leia também:

Leia Também


Leia mais sobre: / / Cidades

Recomendado Para Você