Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) afirmou que 9.237 imóveis tiveram os valores do IPTU referente ao ano de 2022 revistos pela Secretaria de Finanças e outros 35 mil passarão por análise.
De acordo com o Executivo municipal, há ainda 4.690 inscrições que passam a receber isenção do IPTU a partir da revisão. Se trata de residências com valor venal até R$ 120 mil. Ao todo, 49.785 imóveis passam a ter isenção do tributo.
O prefeito reforçou, ainda, a limitação dos 45% estabelecidos pela Câmara Municipal na apreciação do Código Tributário. Aos contribuintes que tiveram aumento acima do teto, a orientação dada por Cruz é para que voltem a baixar o boleto do IPTU e verifiquem os valores. Caso haja aumento maior que 45% em relação ao ano anterior, o cidadão deve procurar o Atende Fácil.
“Aqueles contribuintes que, ao pegarem seu boleto, tiverem dúvida sobre o valor, devem procurar as unidades do Atende Fácil para abrir o processo e fazermos a análise. Se foi pago a mais, terão a devolução desse valor dentro de 30 dias após a abertura do processo”, explicou. Quem já pagou deve buscar restituição pelo mesmo canal.
De acordo com o prefeito, os contribuintes que estão entre os contemplados com o IPTU Social, isentos do tributo, receberão a informação logo que entrarem no site da prefeitura para baixar o boleto referente ao imposto.