Um incêndio provocado por um curto-circuito na rede elétrica matou pelo menos nove pessoas no acampamento Terra e Liberdade, ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) localizado em Parauapebas, no Sul do Pará, na noite deste sábado (09/12).
Segundo a assessoria do MST, uma empresa estava instalando internet no acampamento quando a antena colidiu com a rede de alta-tensão de energia. A descarga elétrica produziu um incêndio que se espalhou rapidamente, atingindo as casas dos acampados.
Das nove vítimas, seis são acampados e três são funcionários da empresa de internet. O número de vítimas, entretanto, pode aumentar, pois ainda há pessoas desaparecidas.
“Com muita tristeza que neste dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, venho comunicar essa tragédia que se abateu sobre o acampamento do MST no sul do Pará, que vitimou companheiros do movimento, fruto de um incidente”, disse João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST.
Em nome da direção do MST, Rodrigues se solidarizou com as famílias das vítimas. O diretor anunciou que amanhã (11) haverá o enterro coletivo das vítimas.
Leia Também
“Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que é um momento para celebrar os avanços conquistados e refletir sobre ações concretas dos Estados para as sociedades, no sentido de garantir para todos os direitos civis, políticos, sociais e ambientais à população mundial, estamos em LUTO. Aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta! Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!”, diz nota do MST do Pará.