Assim como o governador Ronaldo Caiado (UB), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), está com viagem marcada para Israel. O político embarca no próximo sábado (16), “por conta própria”, em visita à convite do ex-embaixador israelense, Yossi Shelley, sem nenhuma ligação com o gestor estadual, que estará no país no mesmo período.
Com previsão de permanecer por quatro dias em Israel, Mendanha salienta, entretanto, que deverá se encontrar com o governador de Goiás, no país, em eventos políticos. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia também irá tratar, na viagem, de assuntos relacionados a interesses comerciais, voltados à tecnologia e à agricultura.
Gustavo Mendanha, que viaja pela sexta vez a Israel, destaca “ter grandes amigos” no local, como o ex-embaixador do país no Brasil, Yossi Shelley. Ronaldo Caiado, por sua vez, embarca a convite de organizações da sociedade civil, de acordo com a embaixada do país.
Questionado sobre o conflito na Faixa de Gaza, Mendanha enfatiza a necessidade de busca por pacificação. O político frisa não ser a favor de nenhuma guerra, tampouco da penalização dos povos palestinos e judeus, mas ressalta que Israel tem o direito de se defender, pelo fato de tratar-se, conforme o ex-gestor aparecidense, de uma guerra de narrativas com ataque ao povo israelense. Ele avalia o país como um local “maravilhoso” e de “democracia plena”.