Será inaugurado de forma oficial, na manhã desta segunda-feira (7), o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). A unidade, localizada no Parque Acalanto, em Goiânia, opera desde dezembro de 2021. Já foram realizados até o último dia 2, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), 2.683 atendimentos, 7.506 exames e 84 cirurgias
A inauguração oficial contará a presença do governador Ronaldo Caiado, do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e demais autoridades. A partir de então, a unidade, que funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta, contará com uma sala de vacinação exclusiva para a imunização contra a Covid-19 a crianças com idade entre 5 e 11 anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia.
De acordo com o Governo de Goiás, o Hecad absorve a demanda de pediatria, antes concentrada no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), que se tornou Hospital Estadual da Mulher (Hemu), destinado, exclusivamente, a atendimentos de neonatologia e obstetrícia.
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente possui capacidade para 146 leitos, de acordo com a SES-GO. Desse total, 116 são Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica e 30 correspondem a leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A unidade já atende com 58 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI, sendo, atualmente, 10 destinados a pacientes em tratamento contra a Covid-19. Esse número, entretanto, será expandido.
A equipe técnica do Hecad é composta por mais de 500 profissionais, sendo 70 médicos, e estrutura com 12 consultórios, que funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, além de ambientes únicos como fraldários, brinquedoteca com acompanhamento pedagógico, monitorização, capela ecumênica e espaço de acolhimento familiar.