Nesta quinta-feira (27), o prefeito Rogério Cruz apresentou a estação modelo do BRT Norte-Sul, nomeada Estação Cívica Rua 83. O projeto utiliza tecnologia para acesso nas catracas, vídeo monitoramento, totens de informação, Wi-Fi gratuito e portas automáticas similares às de metrôs. A estação irá receber a nova frota de 60 ônibus do BRT Norte-Sul, incluindo dez elétricos. Segundo o prefeito, a plataforma será entregue até final de agosto.
“Nós estamos apresentando hoje o modelo das estações BRT Norte-Sul. Serão 31 estações com tecnologia avançada para receber todos os usuários. Todos sabem que é uma obra que a Prefeitura de Goiânia abraçou com muito carinho e que é um compromisso da nossa gestão entregar até o final de agosto”, disse o prefeito Rogério.
“A entrega do BRT para a população é um compromisso do prefeito Rogério. É um legado que o prefeito vai deixar para Goiânia. Isso aí vai ser histórico, algo que todos vão lembrar. Eu, como cidadão goianiense, estou muito feliz com essa entrega dessa obra”, afirmou o secretário Municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia.
Já o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) da Região Metropolitana de Goiânia, Adriano da Rocha Lima, ressaltou que as estações estarão funcionando no mês de agosto: “Todas estarão prontas para funcionar até agosto, quando o BRT irá iniciar sua operação”.
Tecnologia e segurança
Dentro da estação, o usuário poderá conferir a previsão do tempo nos painéis informativos, horário e itinerário dos ônibus, além de um mapa que mostra a integração da rede de transporte coletivo. O totem também vai permitir consultas a diversos serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), como cartões, informações sobre o aplicativo SimRMTC; acesso a uma central de controle inteligente, que contará com ajuda humana para apoio em caso de qualquer dificuldade, prestará informações e suporte em tempo real.
Leia Também
A plataforma ainda possui acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), máquinas de autoatendimento que facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos, sistema de áudio com informações, acessibilidade aos usuários do serviço e iluminação cênica, proporcionando beleza e maior segurança.
A segurança é outro ponto que recebeu atenção no projeto: a plataforma possui câmeras para reconhecimento facial e um posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local. Além disso, as catracas possuem padrão antivandalismo. O local é todo sinalizado e as portas automáticas foram desenvolvidas seguindo os mais rígidos controles para acessibilidade e segurança.
O sistema modular de plataformas estabelece uma sincronização na abertura e fechamento das portas dos ônibus com as portas das estações, separando fisicamente a área da plataforma dos usuários com a via segregada dos ônibus. As portas ainda possuem sinalização sonora de abertura e fechamento, o que evita possíveis acidentes caso os usuários não visualizem os sinais de luz.
Leia mais sobre: BRT Norte-Sul / Rogério Cruz / Cidades / Goiânia
Elysia Cardoso
Elysia Cardoso é jornalista