PUBLICIDADE

Durante lockdown, maior fluxo no transporte coletivo é de usuários que se deslocam ao trabalho

trabalhadores usuários do transporte coletivo.

Pesquisa realizada pela Redemob Consórcios aponta maior demanda de trabalhadores usuários do transporte coletivo. Foto: Divulgação/Redemob

A Redemob Consórcios informou, nesta quarta-feira (17), por meio do resultado de enquete realizada para identificar o perfil dos usuários durante o atual período de suspensão de atividades não essenciais, como forma de combater a disseminação da Covid-19, que a maior demanda atual no transporte público coletivo se dá por passageiros que precisam se deslocar ao trabalho.

Entrevistas realizadas com passageiros entre às 6h e 10h, na última segunda-feira (15), apontaram que 86,6% dos usuários utilizam o transporte coletivo para se deslocar ao trabalho. A pesquisa demonstrou que 33,1% utilizam o transporte cinco dias por semana e a grande maioria, 76% é a favor da continuidade do serviço de transporte público durante a pandemia.

PUBLICIDADE

Com relação ao ramo de atividade, os serviços domésticos lideram a pesquisa. No geral, a categoria abrange 26% do público usuário do transporte coletivo, atualmente. Em seguida estão os trabalhadores do comércio, com 18,3% e da indústria, com 17,4%. Os trabalhadores da área da saúde estão em quarto lugar, com 10,3%.

Os horários com maior fluxo de passageiros foram constatados entre 7h às 9h da manhã e, no fim do dia, às 17h e 18h. “As pessoas não estão andando à toa. Isso está claro. Elas têm uma razão para isso e essa razão chama-se trabalho”, pontou o diretor executivo da Redemob que acredita que “as pessoas estão trabalhando, provavelmente por necessidade”, neste momento.

PUBLICIDADE

Concluiu-se, então, que menos da metade (47,4%) das pessoas que utilizam o transporte público coletivo, no período atual, pertence às atividades consideradas essenciais e, pouco mais da metade (51%) dos usuários entrevistados avaliam de forma positiva o decreto municipal de Goiânia, que estabelece lockdown no período de pandemia.

Leia Também
Categorias: Cidades Notícias
Mel Castro: