A prefeitura de Goiânia adere a nova modalidade que permite o contribuinte a efetuar o pagamento de seus impostos e taxas municipais pelo cartão de crédito ou débito. Com a medida, tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além de taxas e multas, podem ser parcelados em até 12 vezes.
“O procedimento é simples, e o contribuinte pode fazer a transação de qualquer lugar, sem sair de casa”, diz o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves. O auxiliar lembra que “o pagamento por meio de guia de arrecadação municipal continua como opção de recebimento, e o contribuinte pode fazer o pagamento da forma tradicional”.
O acesso ao serviço se dá a partir do site da prefeitura (www.goiania.go.gov.br), onde estão os links de redirecionamento para o contribuinte. Basta informar o número da Inscrição Cadastral, escolher uma das datas para pagamento e apertar o botão “Consultar”.
Na tela seguinte, aparecerão, corrigidos até a data para pagamento, os débitos referentes à inscrição. Na sequência, aparecerá a simulação dos valores a serem parcelados no cartão de crédito, com informação clara sobre as taxas, juros e quaisquer outras espécies de cobranças que serão impostas pela operadora do cartão. Assim que a transação for aprovada, o contribuinte receberá o comprovante de quitação.
O secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, André Martins, explica que a iniciativa é mais uma etapa concluída em prol do contribuinte. “O cidadão pode pagar o seu Documento Único de Arrecadação Municipal (Duam) nos caixas eletrônicos das agências bancárias à vista, da forma que já é conhecida. O contribuinte conta com alternativas disponibilizadas pela prefeitura, para fazer parcelamento de acordo com a situação econômica”, diz. Após o pagamento e a baixa da dívida, a certidão negativa de débitos estará disponível de forma imediata.
Leia Também
Leia mais sobre: Impostos / Prefeitura de Goiânia / Cidades