Os casos de dengue em Goiás subiram 295% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Seguindo a tendência geral do estado, em Goiânia, a região Sudoeste é a que mais apresenta maior incidência de notificações. Outros bairros como Residêncial Eldorado, Parque Anhanguera e Vila Boa também fazem parte da região. Um total de 4,4 mil casos para cada 100 mil habitantes.
A região Noroeste aparece como segunda região com maior registro de notificações, um total de 2,7 mil. Logo vem região Sul com 2,1 mil casos, região esta que tem como os bairros Marista e Bueno.
Nas 14 primeiras semanas epidemiológicas deste ano, Goiânia registrou um aumento de 1.472% nas notificações. Número bem maior em relação ao mesmo período de 2021.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Yves Ternes, o aumento de casos pode ser explicado pelo crescimento da população suscetível, do vetor da doença e da circulação do vírus.
O superintendente explica que a secretaria de Saúde vem monitorando essa situação desde outubro de 2021, e segundo ele, os casos começaram ter aumento desde dezembro de 2021.
Leia Também
Ternes chamma atenção também para a rede privada e laboratórios, em vista que 70% das notificações são feitas pela rede pública. ”Precisamos saber como está a situação na cidade para tomarmos as medidas mais acertadas”, explica.
Casos de óbitos por Dengue
Os casos de óbitos em decorrência da dengue em Goânia também teve aumento. Em todo ano de 2021 foram registrado 5 mortes na capital, nos primeiros 3 meses de 2022, já foram registrados 4.
Ainda existe 28 mortes em investigação em Goiânia, segundo o Painel da Dengue, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A pasta informou ainda que tem enviado aos municípios insumos, materiais e equipamentos para o combate à dengue. Foram entregues às cidades, por exemplo, 720 unidades de bombas costais motorizadas de uso individual pelo agente de saúde, com manutenção de outras 211 já existentes
Recentemente, em todo estado de Goiás houve mobilizações em Silvânia, Valparaíso de Goiás, Caldas Novas, Luziânia, Cristianópolis e outros municípios para capacitar profissionais de saúde, limpeza urbana e infraestrutura. Além disso, desde outubro do ano passado, são realizadas visitas domiciliares por agentes de combate a endemias.
Leia também: