Em reunião por videoconferência nesta quarta-feira (7), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, apresentaram à ministra da Saúde, Nísia Trindade, as estratégias do Estado para conter a epidemia de dengue e chikungunya. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, também participou do encontro.
Caiado detalhou a instalação de gabinetes de crise em todos os 246 municípios goianos. A medida visa fortalecer a resposta à epidemia. O governador também solicitou à ministra recursos financeiros para que as prefeituras realizem exames laboratoriais, pedido que foi acatado por Nísia Trindade.
Resposta rápida e monitoramento
O Governo de Goiás tem se mobilizado para combater a epidemia. Pontos de monitoramento epidemiológico já estão instalados em 40 municípios. “É fundamental o empenho de todos os entes federados e da população para evitarmos casos graves e mortes por essas doenças, que são completamente evitáveis com medidas simples de prevenção”, salientou Caiado.
Avaliação e tratamento adequados
Leia Também
O secretário Rasivel dos Reis frisou a importância dos exames para garantir avaliação e tratamento adequados dos pacientes. “Com a verba solicitada à ministra, todos os municípios poderão realizar os exames necessários para o manejo clínico adequado, evitando o agravamento da doença e reduzindo as internações”, explicou.
Preocupação com óbitos e sorotipo 2
Caiado também manifestou preocupação com o número de óbitos em 2024: quatro pacientes jovens, entre 30 e 34 anos, e uma adolescente de 16 anos. A gravidade dos casos tem aumentado com a circulação do sorotipo 2 da dengue no estado.
Leia mais sobre: Cidades