Os estudantes bolsistas do Programa Universitário do Bem, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), terão até o dia 31 de julho para renovar o benefício concedido pelo governo do estado. A renovação é um dos requisitos obrigatórios para que o aluno possa permanecer no quadro de favorecidos para o segundo semestre letivo de 2021 e deve ser realizada de forma online, pela Central de Informações do Bolsista.
Para realizar a renovação, o estudante deve acessar o site ovg.org.br, clicar no banner do ProBem e seguir o passo a passo: atualizar os dados pessoais, do grupo familiar, enviar os documentos solicitados, responder a pesquisa e sua preferência de análise socioeconômica para o próximo semestre, se pelo indicador multidimensional, com os dados do CadÚnico, ou via análise tradicional de renda realizada pela equipe do programa. Após esta etapa, basta que o estudante assine e emita eletronicamente o termo de adesão.
Segundo informações do governo de Goiás, atualmente, as bolsas de estudos atendem cerca de 6 mil universitários em situação de vulnerabilidade social em todo estado. Com o novo processo seletivo o número poderá chegar a 10 mil.
Gracinha Caiado, presidente da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), ressalta que muitos estudantes não tem condições de bancar com os custos dos estudos, ela destaca a importância desse programa.
”Todos sabemos que muitas famílias não têm condições de manter o filho em uma universidade por quatro ou cinco anos. Também sabemos que a realidade socioeconômica dessas famílias pode ser transformada por meio do estudo. Por isso, hoje, todos os bolsistas têm as mesmas chances no programa, por meio do Banco de Oportunidades”, ressalta Gracinha Caiado.
Leia Também
Ações sociais
Para manter o benefício, os universitários são estimulados a se envolverem em ações sociais em prol da sociedade. No semestre passado, por conta da pandemia, os estudantes puderam contabilizar pontos por meio de participações de lives promovidas ou apoiadas pela OVG, doação voluntária de sangue ou plaquetas e cursos on-line.
A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, também destacou a relevância do programa para alcançar tantos jovens que não têm condições. ”Esse é um Programa que, agora, consegue transformar efetivamente a vida dos estudantes vulneráveis de Goiás. Essa etapa de renovação é importantíssima, pois é ela que garante a continuidade do benefício para o semestre seguinte e, sucessivamente, até o fim do curso. Por isso, eu peço a cada um dos nossos bolsistas: não deixem para a última hora!”, completa Adryanna.
Leia também:
Leia mais sobre: Bolsa Universitária / ovg / Cidades / Educação