O transporte coletivo de Goiânia passa a contar, a partir do próximo sábado (2), com a o Bilhete Único, anunciado pela Câmara Deliberativa dos Transportes Coletivos (CDTC) dentro da cesta de novos produtos. De acordo com a empresa, o mecanismo irá funcionar via Cartão Fácil.
Com a nova bilhetagem, o usuário poderá fazer integração fora dos terminais por duas horas e meia. A ideia é reduzir o custo por viagem e o tempo de deslocamento do usuário.
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a junção do Bilhete Único com Cartão Fácil visa proporcionar mais facilidade aos usuários, uma vez que 270 mil das 400 mil validações nos últimos dias (67,5%) foram feitas com o cartão.
De acordo com a empresa, o Bilhete Único poderá ser feito em qualquer terminal ou ponto de venda do Sitpass e utilizado em ônibus, estações ou terminais. O usuário pagará R$ 4,30 na primeira utilização, com as demais viagens gratuitas em até 2h30, contadas a partir do primeiro embarque e até quatro integrações.
De acordo com Tarcísio Abreu, presidente da CMTC, a nova implantação de bilhetagem inteligente é urgente pela transformação e redução de custos que deverá promover aos usuários do transporte público coletivo. “Era urgente uma melhoria para os usuários. Claro que ainda falta muito para realizar, mas se olharmos as possibilidades do Bilhete Único já vai aliviar muito, o tempo de espera dos ônibus, passagem serão mais baratas e viagens mais rápidas”, disse.
Leia Também
O novo produto tarifário é intransferível e será fiscalizado por biometria facial. Em caso de irregularidade, haverá suspensão do benefício por sete dias na primeira infração e até 15 dias em caso de reincidência.
Novos produtos tarifários, como uso de bilhetes digitais e cartões eletrônicos de embarque para facilitar acesso, uso e integração do sistema, inclusive fora dos terminais, também serão ofertados pela CDTC.
Em maio será implantando ainda o Vale Transporte Assinatura e para os próximos meses estão previstos o Cartão Família, Bilhete Um Dia, Bilhete Uma Semana, Cartão-Pós-Pago, Bilhete Meia-Tarifa e vários outros benefícios como aquisição de nova frota, revitalização do Eixo Anhanguera, novo Eixo Norte Sul, Super APP SIM 2.0.
Novos serviços complementares também serão integrados aos que são oferecidos na RMTC, são eles: serviço sob demanda, o CityBus 3.0; serviço de bicicletas compartilhadas conectado aos terminais de integração; além de um programa de implantação, reforma e manutenção de abrigos em pontos de parada de ônibus.