O escritor e folclorista goiano Waldomiro Bariani Ortêncio morreu na tarde desta sexta-feira (15), aos 100 anos. As causas da morte bem como os detalhes do velório e enterro ainda não foram divulgadas.
Bariani Ortêncio nasceu em Igarapava, interior de São Paulo, em 24 de julho de 1923 mas foi em terras goianas que marcou sua história. Aos 15 anos, mudou-se para Goiânia, onde desenvolveu uma vasta obra literária, com mais de 40 livros publicados.
Sua obra foi marcada pelo amor à natureza, ao folclore, gastronomia e à cultura goiana. Ele abordou diversos temas, como história, folclore, poesia, contos e crônicas. Entre suas principais obras estão “Vão dos Angicos” (1968), “Dicionário do Brasil Central” (1983) e “Medicina Popular do Centro-Oeste” (1997).
Além de escritor, Bariani também foi jogador de futebol, atuou como goleiro do Atlético Clube Goianiense nas décadas de 1940 e 1950.
Nota de pesar do governador Ronaldo Caiado
Leia Também
No início da noite, o governador Ronaldo Caiado divulgou uma nota lamentando a morte do escritor:
“A história de Goiás perdeu hoje um dos seus gigantes. Gracinha e eu recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Bariani Ortêncio, aos 100 anos.
É impossível contar a história do nosso estado sem passar por suas palavras, pelos causos e pelo imenso repertório cultural que ele guardava e pôde compartilhar em suas obras.
Extremo conhecedor da nossa cultura e do nosso folclore, Bariani é o retrato do nosso estado. Multifacetado, foi escritor, professor, empresário, jogador de futebol, amante da música e da culinária goiana.
Neste momento de imensa dor, estamos juntos em oração para que Deus conceda a familiares e amigos todo o consolo. Nossos sinceros sentimentos.”
Leia mais sobre: Cidades