19 de abril de 2024
Internacional • atualizado em 27/10/2023 às 09:47

Carro diplomático do Brasil teria sido detido na Europa com 50kg de cocaína

Segundo jornal local, a droga teria sido escondida em diferentes partes do veículo
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Um carro oficial da embaixada do Brasil em Sófia, na Bulgária, teria sido detido na fronteira com a Turquia com cerca 55 Kg de cocaína. As informações foram publicadas pelo jornal búlgaro “24 Chasa” e reproduzidas pela CNN.

Conforme a história contada, o automóvel teria entrado na Turquia por um posto de controle da região noroeste do país, após vir de uma vila no sul da Bulgária. O jornal ainda afirma que a cocaína estaria em 52 pacotes que foram escondidos em diferentes partes do veículo e que o motorista e outra pessoa teriam sido detidos na Turquia, por tráfico de drogas.

A embaixada brasileira na Bulgária publicou uma nota de esclarecimento dizendo que identificou a falta de um carro oficial e notificou as autoridades búlgaras. “Com referência às notícias recentes circuladas em meios de comunicação búlgaros e turcos relativas à apreensão de veículo diplomático na fronteira entre a Bulgária e a Turquia, a Embaixada informa que comunicou às autoridades búlgaras apropriadas a falta de um de seus veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização”, diz o comunicado.

O Itamaraty, por sua vez, confirmou a ocorrência e publicou outra nota afirmando que o carro “foi furtado das dependências da Embaixada por um dos seus funcionários contratados locais, sem a participação de qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileira”. “O contratado local, de nacionalidade búlgara, foi demitido por justa causa. O Ministério das Relações Exteriores, por meio das Embaixadas do Brasil em Sófia e em Ancara, está em contato com autoridades locais, colabora com as investigações e espera que o crime seja apurado prontamente”, diz o Itamaraty.

Leia Também

Leia mais sobre: Mundo

Recomendado Para Você