02 de dezembro de 2023
Aparecida de Goiânia • atualizado em 09/02/2023 às 16:53

Carnaval seguro: Aparecida realiza testagem gratuita para diagnóstico de IST’s

Aparecida realiza testagem gratuita para diagnóstico de IST's. (Foto: Divulgação)
Aparecida realiza testagem gratuita para diagnóstico de IST's. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) está realizando testes rápidos para o diagnóstico de aids, sífilis e hepatites B e C. Também estão sendo distribuídos preservativos femininos e masculinos, auto testes de HIV para levar para casa, gel lubrificante e folders educativos para a população.

A testagem gratuita é realizada desde a última terça-feira e vai até nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, na região dos motéis, próxima à BR 153. O micro-ônibus adaptado, que sedia ações de saúde em Aparecida desde 2017, está estacionado ao lado do Roma Show, no setor Nossa Sra. de Lourdes, das 8h às 16h. Nesses três dias de testagem intensificada, são realizados dois atendimentos por vez no veículo pelas enfermeiras Bruna Cunha e Patrícia Souza. Motorista do ônibus do CTA há cinco anos, Marcelo Júnio da Silva também fica no local dando suporte à equipe.

O público-alvo da mobilização é o dos profissionais do sexo e seus clientes, bem como os trabalhadores dos estabelecimentos da região, mas a ação é aberta para toda a população de Aparecida. Basta chegar no ônibus e solicitar a testagem aos profissionais da SMS. Em caso de resultados positivos para alguma doença, os pacientes são orientados e encaminhados para o tratamento adequado para cada situação.

A superintendente de Vigilância em Saúde; Daniela Fabiana Ribeiro, reforça a importância da atividade e lembra que Aparecida tem se destacado nacionalmente no enfrentamento às IST’s: “Trabalhamos o ano inteiro com ações preventivas e de testagem para reduzir a incidência dessas doenças que podem deixar sequelas e até levar à morte. No caso da sífilis, no último 7 de dezembro Aparecida recebeu, do Ministério da Saúde (MS), o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da doença. A certificação segue critérios das Organizações Mundial de Saúde (OMS) e Pan-Americana de Saúde (Opas). ”

Leia Também

Daniele lembra que a testagem é essencial para a obtenção de diagnósticos precoces e para se ter acesso ao tratamento adequado o quanto antes e também reforça a importância do uso dos preservativos para reduzir o risco de transmissão das IST’s. “No momento da realização do teste é feita a educação em saúde, nossos profissionais orientam as pessoas sobre uma vida sexual mais saudável e segura. ”

Ela ainda explica como é feito o auto teste de HIV: “Para fazer esse exame em casa é necessário apenas que a pessoa leia atentamente as instruções do manual do kit, que é algo simples. Então, se você tem um familiar, esposo ou esposa, namorado ou namorada, que não pode ir até um local de testagem, pode pegar um desses testes e levar para que a pessoa o faça em casa. Se por acaso der positivo, como este auto teste é de triagem, o paciente deve ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para realizar os exames confirmatórios ou verificar o motivo da alteração no resultado. ”            

A ação desta semana na região dos motéis tem o suporte das equipes multiprofissionais da coordenação de Saúde Mental que atuam no Consultório na Rua, dispositivo itinerante que presta serviços de Atenção Básica à Saúde para pessoas que vivem nas ruas da cidade. Os profissionais conversam com os profissionais do sexo e demais trabalhadores da região convidando-os para a testagem e explicando a importância da iniciativa.     


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia