A Região Metropolitana de Goiânia receberá, do Ministério das Cidades, cerca de R$ 100 milhões para a retomada de obras paralisadas e para saneamento básico. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (3) na sede da pasta, em Brasília, contou com a presença do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Na ocasião, também houve a solenidade de assinatura e aprovação da operação de ampliação do sistema de abastecimento de água em Goiás.
O projeto, por abranger a Região Metropolitana de Goiânia, envolve, então, além da capital, os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade. As obras, inseridas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram apresentadas como um passo para o aumento da oferta de água de qualidade, que vai garantir regularidade nos serviços de abastecimento, além de expandir a cobertura desses serviços essenciais. O investimento beneficiará mais de 27 mil famílias e contribuirá significativamente para a criação de 4,7 mil empregos diretos.
Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito Rogério Cruz expressou sua gratidão pela parceria com o Governo Federal e enfatizou os notáveis avanços que a capital goiana alcançou no fornecimento de água potável. “Goiânia, hoje, ministro, é a única capital brasileira que possui o maior processo em andamento para o fornecimento de água potável e saneamento à população, com um índice de 94%, um dado acima da média”, disse o prefeito, ao frisar que água potável será garantida a mais famílias de Goiânia e municípios da Região Metropolitana.
O ministro das Cidades, Jader Filho, por sua vez, ressaltou o compromisso do Governo Federal com o saneamento. “Estamos retomando obras que vão levar água para mais famílias goianas. Essa é a determinação do presidente Lula, iniciando essa parceria da retomada das obras do PAC com todos os estados e por Goiás também”, afirmou o ministro. Ele destacou ainda que a iniciativa, que abrange saneamento, abastecimento, esgoto e manejo de águas pluviais, trará benefícios, incluindo segurança hídrica e uma redução significativa no risco de desastres relacionados a inundações.
O prefeito Rogério Cruz foi acompanhado na agenda no Ministério das Cidades pelo senador Jorge Kajuru, pelas deputadas federais Adriana Accorsi e Marussa Boldrin, bem como pelos prefeitos de Trindade, Marden Júnior, Goianira, Carlos Oliveira, e pelo secretário de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida de Goiânia, Júlio Mendes, que representou o prefeito Vilmar Mariano.