A última pesquisa Genial/Quaest da eleição presidencial mostra em votos válidos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 52% e o presidente Jair Bolsonaro com 48%, em empate no limite da margem de erro de 2 pontos percentuais. Em relação à sondagem anterior, a distância entre os candidatos em votos válidos reduziu-se numericamente de 6 para 4 pontos percentuais.
Em votos totais, a pesquisa também mostra uma situação de empate técnico. Neste cenário, Lula tem 46% e Bolsonaro 43%, com 5% de indecisos e 6% de votos brancos e nulos. Aplicado o modelo de likely voter (eleitor provável), o resultado é mais apertado: Lula tem 51,4% e Bolsonaro 48,6%. Na última quarta-feira, este mesmo modelo mostrava 52,1% para Lula a 47,9% para Bolsonaro.
A principal variação na pesquisa foi na região Sudeste, onde Bolsonaro abriu 10 pontos percentuais de diferença. Na quarta-feira, a vantagem do presidente era de 3 pontos percentuais.
Os pesquisadores perguntaram aos 5% de indecisos em quem eles tenderiam a votar caso tivessem de fazer uma escolha. Neste caso, 36% mantiveram a indecisão, 28% se propuseram a votar em Bolsonaro e 25% em Lula.
Perguntados sobre quem eles acham que irá vencer as eleições de amanhã, 52% responderam Lula e 32% Bolsonaro. A 5ª rodada da pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno da eleição presidencial ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 28 e 29 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país.
Leia Também
Metodologia
A Pesquisa Genial/Quaest trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública. Até novembro de 2022, serão 24 rodadas de pesquisa nacional, cada uma delas implicando em duas mil coletas domiciliares face a face, realizadas nas 27 unidades da federação, abrangendo 123 municípios.
A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA). A pesquisa também recebe tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e de não-resposta. Trata-se do primeiro levantamento feito em âmbito nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação. O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra