Brasil • atualizado em 13/02/2025 às 03:44

STF suspende investigação contra Marconi Perillo

Gilmar Mendes, Ministro do STF (Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE)
Gilmar Mendes, Ministro do STF (Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da investigação que deu origem à Operação Panaceia, que apura supostas irregularidades em contratos da área da saúde durante a gestão de Marconi Perillo como governador de Goiás (2012-2016).

A decisão foi tomada com base no novo entendimento do STF sobre o foro por prerrogativa de função. Atualmente, a maioria dos ministros considera que essa prerrogativa deve ser mantida mesmo após o fim do mandato do gestor público.

O inquérito tramita na 11ª Vara Criminal Federal de Goiás, mas, segundo Gilmar Mendes, sua continuidade nesse juízo pode gerar constrangimento ilegal à defesa e resultar na apresentação de denúncia perante instância incompetente.

A suspensão permanecerá em vigor até o julgamento de mérito da Reclamação ou eventual decisão contrária do STF. O caso será analisado pelo Plenário Virtual da Segunda Turma, em sessão agendada entre os dias 21 e 28 de fevereiro.

Para entender o assunto leia:

Leia Também

Ações da administração do PSDB na área da saúde em Goiás são alvo de ação da PF


Leia mais sobre: / / Brasil

Recomendado Para Você

[ajax_load_more id="relacionados" loading_style="blue" container_type="div" css_classes="row" post_type="post" posts_per_page="10" category__and="389" post__not_in="78173" destroy_after="5" placeholder="true" button_label="Carregar Mais" button_loading_label="Carregando Mais Artigos" button_done_label="Fim dos Artigos Relacionados" archive="true"]