O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi eleito nesta terça-feira (23) como o novo presidente do Consórcio Brasil Central, grupo que reúne sete estados do Centro-Oeste e Norte do país.
Caiado foi eleito por unanimidade pelos demais governadores do bloco, que reúne Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Ele assume o cargo em substituição a Mauro Mendes (União Brasil), governador de Mato Grosso.
Em sua primeira declaração como presidente do Consórcio Brasil Central, Caiado afirmou que sua gestão será marcada por decisões trabalhadas em conjunto com os demais governadores.
“Com a participação e aprovação de todos, a pauta será cumprida por mim, seja ela em contato com o governo federal, ministérios, com a presidência ou com o Congresso Nacional”, disse.
O governador também sugeriu alguns temas para discussão, envolvendo saúde, orçamento e segurança pública.
Leia Também
“Vamos construir uma agenda respeitando as atividades de cada um dos colegas em seus estados, mas trazendo a sintonia das nossas ações e experiências”, afirmou.
Caiado ainda destacou que continuará com aquisições em conjunto, a exemplo do que é feito na compra de medicamentos, em busca de economia e eficiência.
“Podemos fazer na área de infraestrutura, com a compra de asfalto, e na de material de consumo dos estados”, disse.
Por fim, o governador reforçou que o consórcio trabalha sem preconceitos e que estará de mãos estendidas aos demais estados do país, para que boas experiências em segurança, educação e saúde sejam compartilhadas.
“Nossa intenção é, cada vez mais, proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, finalizou.
Fórum de Governadores
A eleição do novo presidente do bloco ocorreu paralelamente ao Fórum de Governadores do BrC. Na ocasião, o Governo de Goiás apresentou o projeto vencedor do Prêmio Boas Práticas do Consórcio Brasil Central.
Na área de educação, o destaque foi para a iniciativa “Estudantes de Atitude”, lançada em 2019.
“É um programa que promove a cidadania, a formação ética e moral e ainda a transparência e a prevenção da corrupção no âmbito da rede estadual de ensino. É uma ação que nos orgulha muito”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales, que falou em nome do Governo de Goiás.
Na primeira edição, em 2019, o projeto teve a participação de 105 unidades escolares e em 2023 saltou para 780, com um alcance de quase 40 mil estudantes de 219 municípios. [
Leia mais sobre: Goiás / Política / Ronaldo Caiado / Brasil / Política