PUBLICIDADE

Romário, Freixo e Garotinho à frente para governador do RJ, diz a Paraná Pesquisas

Romário, Freixo e Garotinho: líderes na estimulada

Romário, Freixo e Garotinho: líderes na estimulada

A Paraná Pesquisas ouviu de 2.020 eleitores do Rio de Janeiro para conhecer a opinião deles na disputa para governador dem 2018. Na estimulada, o senador Romário de Souza Faria foi citado por 14% dos eleitores e em segundo Marcelo Freixo obteve 10,5% em empate com Antony Garotinho com 9,5%.

A disputa do segundo lugar na estimulada tem o ex-prefeito Eduardo Paes com 9,1% e de Bernardinho com 7,8%.

PUBLICIDADE

NA ÍNTEGRA : Leia o relatório completo da Paraná Pesquisas para o Rio de Janeiro.

No entanto, os pré-candidatos tem um problema a resolver: Conquistar 21,8% dos eleitores que disseram “nenhum” entre as opções apresentadas.

PUBLICIDADE

Espontânea

Leia Também

Por outro lado, na espontânea, quando o eleitor responde sua opinião sem sugestão de nomes, o atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, foi citado por 27,8% dos eleitores. Bem atrás, Romário aparece com 14%. Nesta situação, o terceiro lugar é de Eduardo Paes, com 9%.

PUBLICIDADE

Avaliação

O governo de Luiz Fernando Pezão é mal avaliado pelo eleitor do Rio Janeiro. 88,5% dos eleitores desaprovam a gestão do atual governador e a avaliação traça uma situação crítica de desempenho eleitoral para a eleição de 2018.

Metodologia

A Paraná Pesquisas utilizou uma amostra de 2.020 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 43 municípios durante os dias 06 a 10 de julho de 2017, sendo checadas simultaneamente à sua realização 20,0% das entrevistas. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional conforme o mapeamento do Estado em 06 Mesorregiões homogêneas segundo o IBGE.

Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, as microrregiões, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra.

Tal amostra representativa do Estado do Rio de Janeiro atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/17 e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP desde 2003.

 

Altair Tavares: