A Música Popular Brasileira (MPB) perde uma de suas maiores vozes, a cantora Gal Costa morreu aos 77 anos nesta quarta-feira (9), em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da artista, mas a causa da morte não foi divulgada. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador e, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, se tornou uma das vozes mais importantes da música brasileira.
Gal precisou cancelar um show em São Paulo no fim de semana para realizar uma cirurgia para retirada de um nódulo nasal. A artista era uma das principais atrações do Primavera Sound, realizado no último fim de semana em São Paulo. Ela acabou não participando do evento.
Gal Costa estreou na música aos 20 anos, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé. Entres as primeiras gravações estão Eu vim da Bahia (1965), com Gilberto Gil. O Brasil se espantou mesmo com a voz da cantora em 1968, quando gravou o álbum Tropicália ou Panis et Circenses, com Caetano Veloso,
A cantora lançou seu primeiro álbum solo em 1969 e trouxe músicas que entraram para sempre no repertório do cancioneiro nacional. São faixas como Namorinho de portão (Tom Zé), Se você pensa (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) e Baby e Divino Maravilhoso, ambas de Caetano Veloso.